TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Farmacêutica

Exames: Atenção Farmacêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES HIPERTENSOS

INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial é uma doença crônica que apresenta alto custo médico-social, em razão de que é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. (RENOVATO, TRINDADE, 2004). Quando não tratada adequadamente, acarreta danos ao organismo, principalmente no plano do coração, rins e sistema nervoso. Caracterizada por elevação crônica das pressões sistólica e diastólica com valores iguais ou superiores a 140mmHg e 90mmHg, respectivamente. (SANTOS, SILVA, 2002, apud MACHADO et al, 2008).

No Brasil, cerca de 65% dos idosos são portadores de hipertensão arterial sistêmica, sendo que, entre as mulheres com mais de 65 anos, a prevalência pode chegar a 80%. Considerando que em 2025 haverá mais de 35 milhões de idosos no país, sendo assim o número de hipertensão arterial tende a crescer. (JÚNIOR et al, 2006). Em 2002, conforme o DATASUS, 267.496 brasileiros morreram devido ás doenças cardiovasculares, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). (SILVA et al, 2008). Sua prevalência aumenta com a idade, cerca de 50% dos indivíduos entre 60 e 69 anos de idade apresentam hipertensão, e essa prevalência aumenta depois dos 70 anos. (CHOBANIAN et al, 2003, apud BRUNTON et al, 2010).

Nos últimos anos, houve uma mudança no estilo de adoecer e morrer da população brasileira. Havendo uma diminuição das enfermidades infecciosas e o surgimento progressivo das doenças crônico-degenerativas das quais a hipertensão arterial é uma das mais relevantes. (MACHADO et al, 2008).

Avalia-se que o número de pessoas com hipertensão arterial que necessita de tratamento medicamentoso estar entre 10% e 15% da população adulta, incluindo uma pequena representatividade de pessoas entre 20 e 30 anos e metade da população com mais de 70 anos. Sendo assim, a adesão ao tratamento farmacológico prescrito em patologias crônicas e assintomáticas é de fundamental importância para o controle e a prevenção de complicações bem como na diminuição da mortalidade. (MARTINEZ, 2004, apud MACHADO et al, 2008).

A atenção farmacêutica tem o objetivo de buscar resultados para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzindo problemas relacionados à farmacoterapia. Esses cuidados existem para que se estabeleça uma melhoria fundamental na relação entre farmacêutico e paciente, otimizando o tratamento farmacológico e prevenindo problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Sendo então um conceito de prática profissional em que o usuário de medicamentos é o principal beneficiário das ações do farmacêutico, obtendo-se o máximo benefício farmacoterapêutico com o menor número de efeitos adversos possíveis dos seus medicamentos. (REBOLOHO, 2003 apud MACHADO et al, 2008). A atenção farmacêutica é uma prática fundamental para o controle da hipertensão arterial, diminuindo os seus sintomas, suas complicações e trazendo a melhoria da qualidade de vida para o paciente. (MACHADO et al, 2008).

Nesse estudo, através de outras pesquisas, pretende-se relacionar a importância da atenção farmacêutica no acompanhamento do tratamento de pacientes hipertensos solucionando problemas farmacoterapêuticos. Mostrar resultados positivos na otimização do uso dos medicamentos, na redução de reações adversas, e maior adesão do paciente ao tratamento, apresentando estudos que comprovam resultados significativos no tratamento da hipertensão arterial.

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2004, a prevalência da hipertensão arterial sistêmica no Brasil atinge 35% da população acima de 40 anos. Esse dado representa um total de 17 milhões de portadores da doença, em números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com