TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ateps De Matematica Passo 1 E 2

Trabalho Universitário: Ateps De Matematica Passo 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Matemática Financeira

Aulas-temas: Fundamentos de Matemática Financeira. A calculadora financeira HP-12C.

Etapa 1 - Relatório 1

Passo 1 (Equipe)

- Texto dissertativo em relação à pesquisa feita

Após leituras, pesquisas e todo o aprendizado que obtivemos em sala de aula. Podemos concluir com plena certeza de que a Matemática Financeira é uma ferramenta de grande utilidade para todo meio de investimento e que envolva situações contábeis. É o meio mais útil em alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Além, de consistir em empregar métodos matemáticos para tornar simples a operação financeira de um fluxo de caixa. Sabemos também, que a matemática financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo.

Enfim, a Matemática Financeira tem extrema importância para todas as áreas de uma empresa, principalmente, na tomada de decisões na empresa, e sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados, por meio de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.

Já o Capital, ele pode ser definido como um valor aplicado través de alguma operação tipicamente financeira e também é muito conhecido como: Valor principal, Valor atual, Valor Aplicado, Valor presente.

Porém, o regime de capitalização simples representa,uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.

Porém, a capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

No entanto, concluímos que o regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Matematicamente, o cálculo a juros compostos é conhecido por cálculo exponencial de juros.

Portanto, não podemos nos esquecer que o mundo está cada vez mais globalizado e informatizado, assim como a tecnologia que evoluiu enormemente, fatos que contribuem, sobremaneira, para o progresso do conhecimento. Dessa forma, a tecnologia faz parte, também, do ambiente educacional, integrando os meios didáticos a serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem, tais como, softwares, aplicativos da internet, e as calculadoras.

Neste caso, enfatizamos a calculadora financeira HP-12C, que é o maior recurso para a resolução de problemas matemáticos, envolvendo decisões financeiras práticas da vida cotidiana de empreendedores e da sociedade em geral. A calculadora citada tem capacidade para auxiliar na resolução de questões de Matemática Aplicada, Estatística e Matemática Financeira.

De acordo com alguns estudiosos “o uso da calculadora na resolução de um problema pode representar uma vantagem pedagógica importante, pois, com ela pode-se enfatizar mais o que fazer do que como fazer”. Desse modo sabemos então que a calculadora financeira facilita e agiliza cálculos, possibilitando uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz no ambiente de negócios. Sendo este um ambiente cada vez mais competitivo, conhecer a correta aplicação da Matemática Financeira, com a utilização de tal calculadora, torna-se imprescindível.

Passo 2

- Caso A

Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dividas impensadas foram contraídas. Vislumbrados com o grande dia, usaram de forma impulsiva recursos de amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinham uma conta corrente conjunta a mais de cinco anos. O vestido de noiva de Ana bem como o terno e os sapatos de Marcelo foram pagos em doze vezes de R$ 256,25 sem juros no cartão de crédito. O Buffet contratado cobrou R$ 10.586,00, sendo que 25% deste valor deveriam ser pagos no ato da contratação do serviço e o valor restante deveriam ser pagos um mês após a contratação. Na época, o casal dispunha do valor de entrada e o restante do pagamento do Buffet foi feito por meio de um empréstimo a juros compostos, concedido por um amigo de infância do casal. O empréstimo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com