TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATEMATICA 4º SEMESTRE PASSO 1

Pesquisas Acadêmicas: ATPS MATEMATICA 4º SEMESTRE PASSO 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 6

Administração - 4ª Série - Matemática Financeira

Gesiane de Salles Cardin Denzin

Pág. 2 de 11

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

 Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

 Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Produção Acadêmica

 Entregar ao professor da disciplina, a resolução passo a passo de todos os exercícios propostos nas etapas, justificando por meio dos cálculos realizados, o porquê de cada afirmação ter sido considerada certa ou errada.

 Entregar ao professor da disciplina, depois de cumpridas todas as etapas e na ordem de realização dos desafios, os algarismos que compõem o valor estimado por Marcelo e Ana para a criação de seu filho, do nascimento ao término da faculdade, aos 23 anos.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de três a quatro participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Administração - 4ª Série - Matemática Financeira

Gesiane de Salles Cardin Denzin

Pág. 3 de 11

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

Sempre foi um grande desafio para a maioria das pessoas controlarem suas finanças. Hoje em dia, é comum ver pessoas “cuidando” de suas finanças somente pelo acompanhamento do saldo bancário, usando para isso cálculos simples de adição e subtração. Porém, gerir as finanças desta forma é insuficiente. Para renovar e aperfeiçoar a vida financeira, tornando-a mais organizada e próspera, faz-se necessário o domínio dos conceitos da matemática do dinheiro, conhecida por todos como Matemática Financeira. O conhecimento teórico somado a uma ferramenta computacional, como por exemplo, uma planilha em Excel, tem ajudado milhares de pessoas a encontrar caminhos mais sensatos e ponderados, tanto para as pequenas como para as grandes decisões financeiras de suas vidas.

Marcelo e Ana estão casados há seis anos e planejam ter um bebê no próximo ano. O casal se encontra, atualmente, com uma vida financeira organizada, mas entendem que suas vidas mudarão no momento em que Ana engravidar.

Há cinco anos atrás, imersos em inúmeras dívidas e gastos impensados, passaram a estudar uma forma de se relacionarem bem com o dinheiro. Para isso, resolveram adotar bons hábitos financeiros e passaram a alimentar, semanalmente, uma planilha do Excel com os ganhos e despesas referentes ao período.

A planilha desenvolvida contemplava duas colunas. Na primeira, seriam lançadas todas as entradas, como por exemplo, o salário do casal; na outra, seriam lançadas todas as despesas referentes à alimentação, transporte, cuidados pessoais, despesas financeiras, habitação, lazer, saúde, empréstimos, vestuário etc.

Com esse programa de reeducação financeira a que se submeteram, passaram a “enxergar” a quantidade de dinheiro que realmente estava entrando e saindo de seus bolsos. Com o orçamento realista, saldaram suas dívidas seguindo uma ordem de prioridade (as dividas que geravam mais juros eram pagas primeiramente) e transformaram a relação desastrosa que possuíam com o dinheiro no passado, em uma situação atual de multiplicação e qualidade de vida.

Motivado pelo desejo do casal de estudar “o quanto custa ter um filho em nossos dias” e a necessidade em que temos de adquirir bons hábitos financeiros, o desafio proposto nesta atividade é: qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade?

Para tanto, oito desafios são propostos. Cada desafio, após ser devidamente realizado, deverá ser associado a um número (0 a 9). Esses números, quando colocados lado a lado e na ordem de realização das etapas, fornecerão os algarismos que irão compor a quantia que deverá ser gasta pelo casal Marcelo e Ana, para a criação de seu filho. Os seis primeiros números que serão obtidos na etapa 1 até a etapa 3, fornecerão a parte inteira da quantia a ser

Administração - 4ª Série - Matemática Financeira

Gesiane de Salles Cardin Denzin

Pág. 4 de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com