TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa De Antropologia Filosófica Respostas

Monografias: Atividade Avaliativa De Antropologia Filosófica Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 10

FACEC FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DO CAPARAÓ

EXTENSÃO: POVOADO ÁGUA BRANCA – JEREMOABO- BA

GRADUANDA: JOSEFA TAINAR DA FONSÊCA

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

PERÍODO: 02/09/2014 À 17/09/2014

Atividade Avaliativa de Antropologia Filosófica

Respostas

1) a) Surgiu, ou se constituiu como disciplina científica, em meados do século XIX a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concentrava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura.

b) É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).

c) É uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano.

d) Estudar os agrupamentos humanos e à compreensão do sentido do comportamento do Homem, considerando, em sua análise, as origens, o desenvolvimento e a construção das relações internas e externas desta sociedade. Em seu estudo, a Antropologia preocupa-se em aprofundar o conhecimento, por meio de pesquisa de campo, dos sistemas simbólicos e da estruturação das relações entre os grupos humanos que dela fazem parte e que com elas se relacionam, seja em sua relação com o meio, seja em sua constituição cultural.

2) a) A Antropologia biológica ou física e A Antropologia social ou cultural (Etnologia).

b) A Antropologia biológica ou física encarrega-se do estudo dos diversos achados arqueológicos que levam ao esclarecimento do devir histórico da espécie humana desde seus primeiros aparecimentos como homem das cavernas até seu posterior desenvolvimento psicobiológico que o fez ser chamado Homo Sapiens Sapiens.

A Antropologia social ou cultural (Etnologia) adentra-se no estudo dos diversos estratos sociais da nossa sociedade, tratando de iluminar o longo labirinto das concepções ideológicas, das crenças, do folclore, do comportamento e das estruturas das relações sociais próprias dos inumeráveis grupos humanos repartidos ao longo das diversas latitudes do nosso mundo.

3) a) Etnologia é a ciência social que estuda e compara os diferentes povos e culturas do mundo antigo e moderno, estuda sistematicamente e procura estabelecer relações comparativas entre as características dos povos diferentes do humano de diferentes aspectos alguns autores consideram uma disciplina e metodo de investigação da Antropologia.

b) A etnografia trata de todas as atividades de determinado grupo (técnicas materiais, organização laboral e social, crenças religiosas, estruturas de parentesco, sistemas de comunicação), consideradas na sua especificidade, com o objetivo de descrever o mais fielmente possível a sua vida, a fim de se atingir a compreensão global do grupo em questão. Assim, ela compõe monografias desses grupos culturais, a partir de trabalhos de campo, da observação direta e da recolha de factos.

4) 1) Procura compreender o homem como um ser biológico, estudando principalmente sua origem, evolução, variação e constituição física. Procura também desenvolver um conhecimento antropológico com ênfase nas características físico-biológicas das populações humanas.

2) Estuda as adaptações sócio-cultural dos grupos humanos, tanto contemporâneos quanto extintos, aos diversos estímulos que encontram no decorrer de sua história. O foco está no estudo principalmente de sua produção cultual, agrupamentos e relações sociais, comportamento e desenvolvimento social.

3) É a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos). Ele necessita interpretar os vestígios matérias que encontrou, contextualizá-los e cruzar informações com uma grande variedade de arcas, utilizando uma abordagem interdisciplinar, de modo que encontre respostas que possa construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda.

4) Tem seu ponto fundamental na busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações ou diversidade. Isso por que a linguagem é o elemento de base na transmissão e interação cultural entre os indivíduos, ou seja, é atraves da linguagem que os indivíduos, ou grupos de indivíduos, conseguem interagir dinamicamente suas experiências, organiza-las e transmiti-las em forma de cultura.

5) Sistema (de padrões de comportamento socialmente transmitidos) formados por um emaranhados de elementos dinâmicos complexamente interligados que foram desenvolvidos historicamente por uma sociedade humana como resposta conjunta aos estímulos que encontraram no decorrer do tempo, sejam eles naturais, sociais ou intelectuais. A importância e a urgência de se estudar a fala das comunidades rurais afro-brasileiras isoladas, para a compreensão da formação histórica da realidade linguística brasileira. Essa pesquisa poderá produzir evidências empíricas valiosas acerca da questão da relevância do contato entre línguas na história sociolinguística do Brasil. Assume-se aqui a posição de que muitas das características atuais do português brasileiro, sobretudo de suas variedades populares e rurais, refletem processos de variação e mudança provenientes do contato do português com as línguas dos escravos africanos trazidos para Brasil.

6) Estuda as interferências trocas e interações humanas dentro de ambientes que se interligam, sem esquecer-se do processo de formação e as resultantes desses elementos.

7) A música pode revelar como o indivíduo vê a sociedade em que se vive, por outro lado, algumas publicações parecem pecar pela atração mercadológica do produto, ao inventar e anunciar pomposamente coisas tão irreais como o "som brasileiro". Com poucas exceções, os estudos dessas músicas populares revelam uma ótica bastante limitada, pois ou privilegiam um ponto de vista pre¬dominantemente disciplinar (como a sociologia, a semiótica, o estudo literário das letras de canções, etc.) ou tratam das figuras e coisas da música popular de forma jornalística, anedótica, ou ainda quase puramente visual.

8) Trata-se de uma rara oportunidade para discutir as contribuições recentes da ecologia evolutiva humana, etologia, neurobiologia, primatologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com