TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Logística e Comercio Exterior

Por:   •  16/4/2021  •  Exam  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

1. A globalização, antes de mais nada, é um fenômeno fundamentalmente geográfico que tem como base o território. Podemos definir globalização como a intensificação das trocas e da circulação de pessoas e do conhecimento, a integração cada vez mais intensa dos mercados, dos meios de transportes e das telecomunicações, o que gera a interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. (MORAES, Paulo Roberto. Geografia: geral e do Brasil. 4ª Ed. São Paulo: Harbra, 2011, p 328 - Adaptado)

Nesse contexto, como a globalização afeta a economia mundial, no que tange o comércio internacional?

R: A globalização acabou trazendo a abertura entre diversos países que anteriormente eram inacessíveis uns aos outros, na fácil comunicação pessoas, no fácil acesso as diferentes culturas e consequentemente no comércio. A internet e toda tecnologia de informação trouxeram tudo pra mais próximo, facilitando negociações, conhecimento de produtos, as compras internacionais e as garimpagens dos modos mais acessíveis para transporte do produto específico. O crescimento desse comércio internacional trouxe desenvolvimento tecnológico e industrial também para os países emergentes como por exemplo Brasil, China e Índia.

2. Incoterms, ou Termos de Comércio Internacional, formam um conjunto de regras para serem usadas nos contratos internacionais. Essas regras fixam direitos e obrigações tanto para o exportador como para o importador, estabelecendo o significado do preço negociado e a responsabilidade entre as partes. Uma operação de comércio exterior com base nos Incoterms reduz a possibilidade de interpretações controversas e de prejuízos a uma das partes envolvidas. A importância dos Incoterms reside na determinação precisa do momento de transferência de obrigações e direitos entre vendedores e compradores internacionais. Os Incoterms de 2010 são 11, representados pelas siglas: EXW, FCA, FAS, FOB, CFR, CPT, CIF, CIP, DAP, DAT e DDP.

SEGRE, G. Manual prático de Comércio Exterior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012 (adaptado).

Descreva com suas palavras um cenário de exportação levando em consideração os seguintes itens:

• A comercialização deverá ocorrer entre empresas de dois países diferentes.

• A empresa de exportação deverá estar situada no Brasil.

• Descrever a empresa, qual ramo de atuação e qual produto irá comercializar

• O INCONTERM que você recomendaria que ela adotasse, justificando a escolha.

R: Temos como exemplo as empresas de fabricação de automóveis situadas no Brasil, onde as mesmas realizam toda a montagem do produto ou partes no Brasil e depois exportam para outros países como: Argentina, Colômbia, México, e nesses países outras empresas que importam, comercializam o produto. Para o exportador brasileiro o Intercoms que eu recomendaria seria o FOB, considerando o transporte sendo feito por meio aquaviário, pois nele o vendedor encerraria suas obrigações assim que entregasse a mercadoria a bordo do navio indicado pelo importador, no porto combinado, e a partir desse instante o comprador assume todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com