TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa De Direitos Humanos

Monografias: Atividade Colaborativa De Direitos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

ATIVIDADE COLABORATIVA – AULA 03

SANTO ANDRÉ

2013

ATIVIDADE COLABORATIVA – AULA 03

A atividade corresponde à aula 03 de Atividade Colaborativa da disciplina de Direitos Humanos, para o Curso de Ciências Contábeis, 4º Semestre, com orientação do Professor Alexandre de Lins.

SANTO ANDRÉ

2013

Parlamentarismo / Presidencialismo

Atualmente, o Brasil possui um regime presidencialista que governa o país, porém, há uma maior participação dos parlamentares nas elaborações de leis e de formas de aplicação do que do próprio presidente devido à forma com que foi elaborada a Constituição, assim, surge uma questão que é saber qual é a melhor forma de governo, ou presidencialista, ou parlamentarista.

Analisando o panorama do Brasil, se nota que há diversos problemas sociais e que não possuem soluções realmente efetivas proporcionadas pelo Governo, os inúmeros casos de corrupção e operações ilegais por parte dos políticos, e a incoerência das leis favorecerem esses políticos e certas pessoas de poderes aquisitivos altos; tudo isso reflete nos problemas em geral que acontecem no país e a mudança na ideologia política é necessária para que eles possam ser sanados.

Se o Brasil mudar o regime presidencialista para parlamentarista, não seria uma solução, pois a forma que o país regido hoje em dia, os parlamentares tem maior participação no controle e formas de governar do que o próprio presidente, com isso, dá a entender que são eles os responsáveis pelos problemas atuais e se eles tiverem um poder parlamentarista oficial, obteriam um controle maior na elaboração das leis e poderiam criar um sistema que favorecesse mais ainda eles mesmos.

Nos países que possuem o regime parlamentarista, a figura do primeiro ministro é controlada e de fácil substituição e, no presidencialismo, a figura do presidente é praticamente intocável, independente da maneira que ele governar. O sistema parlamentar efetivo oferece uma participação popular forte, sendo que se o primeiro ministro não atender os anseios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com