TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atmosferas Explosivas

Pesquisas Acadêmicas: Atmosferas Explosivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Alguns ambientes e instalações, como os listados abaixo, apresentam a existência de áreas classificadas (atmosferas explosivas) e necessitam ter de um plano de classificação de áreas para mapear os riscos devido a possibilidade de existência de misturas potencialmente explosivas:

• Plataformas Offshore para prospecção de petróleo;

• Refinarias de Petróleo;

• Terminais de armazenamento de petróleo e derivados;

• Gasodutos;

• Indústrias químicas e petroquímicas (tintas, vernizes, cosméticos, plásticos, resinas, etc...)

• Indústrias farmacêuticas;

• Indústrias alcooleiras;

• Tanques de armazenamento de combustíveis em navios e aviões;

• Aeroportos;

• Estações de carregamentos de caminhões para transporte de produtos químicos inflamáveis ou gases liquefeitos;

• Postos de abastecimento de gasolina, álcool, diesel e gás natural veicular (GNV).

É importante ressaltar que deve haver uma gestão do risco e estudos da classificação das áreas, devido às responsabilidades envolvidas e às graves consequências que podem ocorrer caso haja um acidente.

Atmosferas Explosivas – Componentes de Risco

Uma atmosfera explosiva é quando existe em um ambiente uma proporção tal de gás, vapor, poeira ou fibras e em contato com o oxigênio, no qual uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou o aquecimento de um equipamento pode provocar uma explosão.

Deve ser instalado um equipamento elétrico nesse ambiente, com um tipo específico de proteção pare eliminar ou isolar a fonte de ignição, evitando a ocorrência simultânea dos três componentes (combustível, oxigênio e fonte de ignição), necessários para que ocorra a explosão.

Triângulo de Fogo

Classificação de Áreas – Grupos

O Brasil adotou a normalização internacional IEC (National Electrical Code), assumindo no ambiente industrial a parte conceitual e de terminologia que é praticada internacionalmente e que difere bastante da americana, em vez de classificar ambientes em classes (conforme a norma americana que se refere as substâncias inflamáveis no local), a norma internacional fala de Grupos (porém referidos aos equipamentos elétricos).

a) Grupo I - são equipamentos fabricados para operar em mineração subterrânea;

b) Grupo II - são equipamentos fabricados para operação em outras indústrias (indústria de superfície), sendo subdividido, conforme as características das substâncias inflamáveis envolvidas, em IIA, IIB e IIC.

As subdivisões em IIA, IIB e IIC seguem o mesmo principio da normalização americana, isto é, a ordem também indica uma gradação de periculosidade da substância, do ponto de vista do comportamento durante uma explosão. A diferença está no fato de que a ordem é inversa a do NEC (National Electric Code), além de serem apenas três grupos de substancias, ao invés de quatro.

As substâncias e os seus respectivos grupos estão definidos assim:

a) Grupo IIA - Atmosfera contendo as mesmas substâncias do grupo D (propano) do NEC art.500, exceto pela inclusão de acetaldeído e monóxido de carbono (estes pertencentes ao Grupo C do NEC);

b) Grupo IIB - Atmosfera contendo as mesmas substâncias do Grupo C (etileno) do NEC art.500, exceto pela inclusão de acroleína;

c) Grupo IIC - Atmosfera contendo as mesmas substâncias dos grupos A (acetileno) e B (hidrogênio) do NEC Art. 500.

Temperatura de Ignição e Classes de Temperatura

A mais baixa temperatura de ignição das substâncias explosivas que possam dar origem a atmosferas explosivas deve ser superior à temperatura dos equipamentos elétricos a serem instalados nesta área, de forma a assegurar que os equipamentos não possam constituir fontes de risco. A classe de temperatura é definida na NBR IEC 60079-0 (Equipamentos Elétricos para Atmosferas Explosivas – Requisitos Gerais), conforme tabela abaixo:

Classe de Temperatura (T rating) Máxima Temperatura de superfície do equipamento elétrico

T1 450ºC

T2 300ºC

T3 200ºC

T4 135ºC

T5 100ºC

T6 85ºC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com