TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação De áreas é Dada Em Todo O Local Sujeito à Probabilidade De Existência Ou Formação De Uma Atmosfera Explosiva.

Dissertações: A Classificação De áreas é Dada Em Todo O Local Sujeito à Probabilidade De Existência Ou Formação De Uma Atmosfera Explosiva.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

A classificação de áreas é dada em todo o local sujeito à probabilidade de existência ou formação de uma atmosfera explosiva.

Atmosfera explosiva é quando uma mistura de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras com ar (ou Oxigênio) e quando sob condições atmosféricas, na presença de uma fonte de ignição, a combustão se propaga provocando uma explosão. Nesses locais os equipamentos elétricos e eletrônicos deverão ser especiais, pois poderão ocorrer centelhas ou altas temperaturas provocando possíveis explosões.

Em geral, parte dos equipamentos do processo, tais como tampas, tomadas de amostras, bocas de visitas, drenos, respiros, flanges, etc. são considerados “fontes de risco” pela possibilidade de vazamento de produtos para o ambiente onde estão instalados.

Estas fontes de risco são classificadas em “graus”, dependendo da duração e freqüência das atmosferas explosivas geradas por elas.

1. Grau Contínuo: aquelas fontes que geram risco de forma contínua ou durante longos períodos.

2. Grau Primário: aquelas fontes que geram risco de forma periódica ou ocasional durante condições normais de operação.

3. Grau Secundário: aquelas que geram risco somente em condições anormais de operação e quando isto acontece é por curtos períodos.

Entendem-se como condições “normais de operação” aquelas encontradas nos equipamentos operando dentro dos seus parâmetros de projeto.

A classificação de áreas de uma unidade industrial começa com a análise da “probabilidade” da existência ou aparição de atmosferas explosivas nos diferentes locais da unidade, que serão posteriormente definidas como Zonas 0, 1 ou 2.

Zona 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é continua ou existe por longos períodos.

Zona 1 - É um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primário.

Zona 2 - É um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo geradas normalmente por fontes de risco de grau secundário.

Os produtos de risco são classificados pela ABNT (NBR-5363) em 4 grupos: I, IIA, IIB, IIC (designação dos produtos a seguir);

1. Grupo I ex (fabricado para uso em atmosfera explosiva): minas de carvão, esgotos (metano);

O grupo II é subdividido em três subgrupos químicos, dependendo do grau de severidade explosiva dos diversos gases, estes apresentados na Tabela1.

1. Grupo IIA;

2. Grupo IIB;

3. Grupo IIC.

Tabela 1 – Classificação dos grupos de risco.

IEC/ABNT Substâncias (Famílias)

IIC Acetileno, hidrogênio

IIB Etileno, etil, éter,ciclopropano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com