TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ato De Ouvir

Casos: Ato De Ouvir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

1- Quais as praticas que devam ser observadas no ato de ouvir para obter bons resultados?

Para que o ato de ouvir possa alcançar bons resultados, sugerimos algumas práticas que devem ser observadas:

Valorização das pessoas

É necessário que os que ouvem sejam treinados, para que possam compreender a mensagem e reagir a ela de forma adequada.

A história das organizações tem demonstrado que os problemas de comunicação são os principais responsáveis pela maioria das crises de gestão, desacertos gerenciais e conflitos interpessoais. Infelizmente, de um modo geral, a falta de diálogo é predominante nas relações entre chefe e subordinados, o que é ruim para a qualidade de vida no trabalho, já que as pessoas acabam enveredando para o caminho do conflito e da competição predatória, em vez do entendimento e da cooperação construtiva. Porém, tem se notado no ambiente corporativo que a relação chefe/subordinado mudou para a interação líder/equipes, ou seja, todos são responsáveis pela busca dos melhores desempenhos e resultados do grupo.

Assim, a abertura para o diálogo é a melhor solução para concretizar a comunicação sem complicação. O líder - com atitudes voltadas para o diálogo - favorece o fortalecimento de ambientes organizacionais de integração e de co-responsabilização para a superação de desafios e metas. Dessa forma, todos os colaboradores devem assumir uma postura empreendedora e dinâmica dentro da organização em que trabalham. É a partir dessa iniciativa que surgem idéias para os negócios. Precisamos vivenciar melhor a máxima que diz que cada um depende de todos e todos dependem de cada um. Veja, a seguir, os principais obstáculos na comunicação e como superá-los:

1Resistência em ouvir o que os outros têm a dizer

Saber ouvir é o fator mais importante para o sucesso na comunicação e, ao mesmo tempo, um dos aspectos mais negligenciados no seu processo. Saber ouvir transcende o ato de escutar quem fala; é compreender a pessoa que se expressa; entender a mensagem transmitida; assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio; perceber a grandeza da essência da comunicação e do diálogo; e alcançar a plenitude do relacionamento humano. Ou seja, é dar e receber informações e emoções. Isso exige quase sempre esforço reeducativo, pois somos mais condicionados a falar e só ouvir o que julgamos ser do nosso interesse.

No entanto, tão importante quanto "saber falar" é "saber ouvir". Saber ouvir é desenvolver a escuta ativa, dar toda a atenção e ajuda para a outra pessoa se comunicar. Trata-se de uma atitude de consideração e respeito ao interlocutor. A escuta ativa é a expressão de uma atitude de abertura ao diálogo. Devemos sempre estar preparados para um processo de comunicação de mão dupla, privilegiando mais o ouvir do que o falar. Ao falarmos em profusão, prejudicamos nosso potencial de eficácia e interação, exaurindo a capacidade de atenção e reflexão do interlocutor.

2Inabilidade em dar e receber feedback

Uma das principais causas de insucesso nas organizações é a falta de feedback. Isso torna as comunicações deficientes e geradoras de conflitos e impasses. De um modo geral, as pessoas não se sentem comprometidas em dar retorno, seja pela falta de hábito, negligência ou desvalorização do outro, seja pela simples falta de educação. Daí, as crises crônicas de relacionamento, disputas de poder e falta de integração. Uma das reclamações mais constantes relacionada à comunicação empresarial diz respeito à falta de feedback entre a direção e o corpo funcional da empresa, o que reflete e se perpetua em todo o ambiente organizacional e na relação líder/equipe.

O feedback é um processo que promove mudanças de atitudes, comportamentos e pensamentos. É a realimentação da comunicação a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação afeta outras pessoas ou situações. Porém, o feedback eficaz é aquele que ajuda pessoas e grupos a melhorarem seus desempenhos.O sucesso numa situação de feedback ocorre no momento em que, ao dar um feedback, você percebe que ele também é útil para você.

3Muita ação e pouca reflexão

Desde pequenos, na escola, somos condicionados a memorizar conceitos sem questionar, em busca de notas para aprovação. No ambiente corporativo, somos induzidos a agir de forma reativa para alcançar os melhores resultados. É a predominância do ativismo, em que ninguém tem tempo para pensar. De preferência, é melhor não refletirmos sobre o que tem de ser feito. Assim, sem buscar sentido ou razão, precisamos executar tarefas e superar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com