TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps 7ª série - Elemento De máquina - Guindaste

Artigos Científicos: Atps 7ª série - Elemento De máquina - Guindaste. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 13

ÍNDICE

OBJETIVO.........................................................................................................1

PESQUISAR TÓPICOS DE POSSIVEIS FALHAS NO PROJETO...................2

COMPONENTES ELÉTRICOS E MECÂNICOS DO PROJETO......................3

MEMORIA DE CAULCULO ..............................................................................4

ESTRUTURA DO GUINDASTE.........................................................................5

ELEMENTOS.....................................................................................................6

FALHAS EM MANCAIS DE ROLAMENTOS...................................................7

DEFEITO EM MANCAIS DE ROLAMENTO....................................................8

MEMORIA DE CALCULO EM ROLAMENTOS..............................................9

CONCLUSÃO.....................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................11

AGRADECIMENTOS

Desejamos agradecer a todos que participaram direta e indiretamente na execução deste projeto.

Ao professor orientador Alaor Prado que em todos os momentos supriu as necessidades do grupo com informações técnicas necessárias para resolver as situações mais complexas.

As ideias propostas pelos integrantes do grupo em momentos onde tivemos dificuldades para solucionar problemas que não haviam sido previstos na elaboração do projeto.

As empresas que os integrantes do grupo trabalham as quais forneceram recursos financeiros e disponibilizaram horas para que os colaboradores do grupo pudessem desenvolver o projeto.

Ao professore Igor Maschiari que também nos orientou como solucionar problemas elétricos que surgiu no projeto.

E principalmente pelo empenho de todos os integrantes, que apesar do tempo que é muito escasso para todos nós, e que mesmo assim conseguimos concluir com gratificação

1 - OBJETIVO

Utilizando componentes de fácil aquisição em termos de custo a proposta é desenvolver um Guindaste modelo Grua utilizando circuitos elétricos, que suporte um peso em escala de 2750 libras ou 1247,38kgf. sendo reduzido em escala de 1/100, onde o peso de 1/100 será 1245 gramas força.

O projeto inicial foi proposto somente o levantamento da carga estipulada no ATPS, foi acrescentado no projeto com giro de 180° e

movimento de 0 cm da base a 25 cm distante da base no sentido horizontal.

FIGURA . 1 - MODELO DO PROJETO ELABORADO NO AUTOCAD

FONTE: FABRICAÇÃO PROPRIA

2 - FALHAS

2.1-Deformação elástica:

A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo.

As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.

Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o feito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).

Na deformação permanente, o corpo não retorna ao seu estado original, ermanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica.

Na deformação por ruptura o corpo rompe-se em duas ou mais partes. A ruptura acontece quando um corpo recebe uma tensão inicialmente maior daquela que produz a deformação plastica; essa tensão tende a diminuir após o início do processo.

A forma de aplicação das tensões varia em relação a reação de apoio ou inércia do corpo; elas podem ocorrer por tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção

2.2-Escoamento:

Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou tensão de limite elástico (em Portugal), ou tensão de escoamento (no Brasil), é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime

elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke () e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva). Onde k é o módulo de elasticidade ou Módulo de Young.

2.3-Endentação:

A dureza de um material é uma propriedade difícil de definir, que tem diversos significados dependendo da experiência da pessoa envolvida. Em geral, dureza implica em resistência à deformação e, para os metais, esta propriedade é uma medida de sua resistência à deformação plástica, ou permanente. Para alguém preocupado com os mecanismos de teste de materiais, dureza significa geralmente a resistência à endentação, e para o engenheiro de projeto, ela frequentemente significa uma quantidade fácil de ser medida e especificada, que indica algo a respeito da resistência e do grau de tratamento térmico de um material metálico. Existem três tipos de gerais de medida de dureza, dependendo da maneira pela qual o ensaio é conduzido: (a) dureza ao risca mento; (b) dureza à endentação e, (c) dureza dinâmica ou por rebote. Somente a dureza por endentação, nos materiais metálicos, tem interesse significativo para a engenharia

2.4-Fratura Frágil:

O teste de impacto é um método de avaliação da resistência e sensibilidade ao entalhe de materiais. Normalmente utilizado em metais, o princípio costuma ser o mesmo para polímeros, materiais cerâmicos e compostos. A ideia é lançar, contra o corpo de prova, uma carga praticamente instantânea. Ao provocar

a fratura, a energia absorvida no impacto é utilizada como parâmetro para avaliar a propriedade do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com