TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da contabilidade no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: A evolução da contabilidade no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.452 Palavras (30 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 30

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho acadêmico apresentado à

Universidade Anhanguera – Uniderp - Centro de Educação a Distância – ao Curso de Administração de Empresas – para a disciplina de teoria da contabilidade – sob a orientação da prof ª: Ma. Juliana Leite Kirchner.

CASTRO – PR

NOVEMBRO 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................4

2. A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE...........................................................................5

2.1 A CONTABILIDADE NO INÍCIO DE TUDO.............................................................5

2.2 A CONTABILIDADE DA ÉPOCA COLONIAL AO BRASIL IMPÉRIO..................5

2.3 MODELOS CONTÁBEIS E SUAS TENDÊNCIAS E INFLUÊNCIAS......................8

2.4 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL.............................................12

3. QUAL O OBJETIVO DA CONTABILIDADE.............................................................15

4. QUAIS OS PRINCIPAIS USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES.............................16

5. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE..........................................18

6. CONCEITUAÇÃO DE ATIVO.....................................................................................21

6.1 AVALIAÇÃO DO ATIVO...........................................................................................21

7. PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO.........................................................................23

8. CONCLUSÃO................................................................................................................27

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS..............................................................................28

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho acadêmico apresentamos a evolução da Contabilidade no Brasil, desde a época Colonial até os dias atuais. Relatamos importantes datas, além de leis e decretos que ajudaram no desenvolvimento do tema preposto, visando transmitir o conhecimento da história da Contabilidade brasileira.

2. A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Imagine um homem, na antiguidade, sem conhecer números, a escrita nem a moeda (dinheiro), exercendo a atividade de pastoreiro. O inverno está chegando. O homem prepara toda a provisão para o sustento do seu rebanho de ovelhas olhando para um período longo de muito frio que está se aproximando. Ainda que ele nunca tenha aprendido sobre os meses do ano, ele sabe que a neve está se aproximando, pois as folhas das árvores ficaram amarelas e caíram e assim ocorreu no passado por inúmeras vezes. Ele não sabia o que eram as estações do ano, mas tinha experiência: árvores secando, frio chegando.

2.1 A CONTABILIDADE NO ÍNICIO DE TUDO

Antes que caísse a primeira neve, ele recolhia seu rebanho num aprisco para protegê-lo do frio que matava. Era um período de monotonia, de ociosidade. Depois de tosquiar as ovelhas, não tinha nada para fazer a não ser olhar pelas frestas a neve caindo. O que fazer nesse período?

De repente, o homem questiona: “Quanto será que o meu rebanho cresceu desde o último frio até hoje? Será que o meu cresceu mais que o do Floreto?” (Floreto era o pastor de ovelhas vizinho mais próximo deste homem na antiguidade). Este homem, assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando.

Aqui entra a função da contabilidade já no início da civilização: avaliar a riqueza do homem; os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem, é ambicioso, naturalmente, a contabilidade existe desde o início da civilização. (Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo, outros falam em 6.00 a.C). Fonte: José Carlos Marion – Introdução à contabilidade.

2.2 A CONTABILIDADE DA ÉPOCA COLONIAL AO BRASIL IMPÉRIO

A história da Contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1530. Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam na área pública.

Constata-se na história, que no dia 16 de julho de 1679, através da Carta Régia é criada a Casa dos Contos, órgão incumbido de processar e fiscalizar as receitas e despesas de Estado, ganhando autonomia somente no reinado de João I. Esse fato é respaldado pela a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, proporcionando um desenvolvimento socioeconômico e cultural mais efetivo na colônia, devido a diversas ocorrências, tais como a abertura dos portos às nações amigas, a colônia passou a comercializar produtos de outros países, além de Portugal; a criação do Banco do Brasil, originando a emissão do papel moeda, mais devido ao déficit dos cofres públicos fechou no ano seguinte; a criação da Imprensa Régia, permitindo a atividade impressora, (somente o governo tinha permissão para imprimir), sendo publicado o primeiro jornal do Brasil e criação do Museu Nacional e da Biblioteca Real, atualmente Biblioteca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com