TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Algoritmo E Programação

Monografias: Atps Algoritmo E Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  5.138 Palavras (21 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 21

ETAPA 1

Passo 02

1. NOÇÃO DE ALGORITMOS: É o conjunto de ações com propriedades especiais e específicas, com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. São algumas propriedades a ações simples e bem definidas (não ambíguas); sequência ordenada de ações e sequência finita de passos.

Portanto o algoritmo nada mais é que uma forma do programador apresentar a sua abordagem do problema para outras pessoas. Na verdade, um algoritmo é o anunciado, em uma linguagem bem definida, de uma sequência de operações para resolver o problema. Assim sendo, um algoritmo deve ser:

• Legível: o algoritmo deve ser compreensível até por um leigo

• De alto nível: o algoritmo deve poder ser traduzido em qualquer linguagem de programação, ele não deve fazer uso de conhecimentos técnicos relativos a um determinado programa ou a um sistema operacional dado.

• Preciso: cada elemento do algoritmo não deve ser confuso, por isso é importante eliminar qualquer ambiguidade.

• Conciso um algoritmo não deve exceder uma página. Se for o caso, é preciso decompor o problema em vários subproblemas.

• Estruturado: um algoritmo deve ser composto de diversas partes facilmente identificáveis.

2. PSEUDO LINGUAGEM: (ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral nessa língua do programador, que se equivale à linguagem de programação. Alem do mais, a pseudo linguagem não adota toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, onde permite que o aluno se concentre na lógica do algoritmo e não na formalidade da sua representação. Quando já há uma maior familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo poderá ser traduzido para uma linguagem de programação.

3. ESTRUTURA DE UM PROGRAMA: Comandos para inclusão de ficheiros com declarações.

Definições de constantes:

Constante é uma determinada variável que possui um valor fixo (que não se modifica) durante a execução de um algoritmo. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal.

Declarações de variáveis:

Variáveis representam uma forma de identificar por um nome simbólico uma região da memória que armazena um valor sendo utilizado por uma função. Em C, uma variável deve estar associada a um dos tipos de dados.Toda variável que for utilizada deve ser previamente declarada. A forma geral de uma declaração de variável é:

tipo nome_variavel;

ou

tipo nome_var1, nome_var2, ...

Declarações de funções:

Definições de funções (subprogramas):

Subprogramas são trechos de programa que realizam uma tarefa específica. Podem ser chamados pelo nome a partir do programa principal ou de trechos de outros subprogramas, até mesmo ele próprio (chamada recursiva).

A linguagem C possui apenas o subprograma do tipo função.

Declaração:

< tipo_do_valor_retornado > < nome_função > (< parametros_formais >)

Definição da função main (programa principal):

A função main() é uma função especial pois é a função que funciona como ponto de entrada do fluxo de controle nos programas C. Quando solicitamos ao sistema operacional a execução de um programa C, o fluxo de controle será passado ao primeiro comando da função main()

4. TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIAVEIS: Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Agora, você verá com mais detalhes os tipos primitivos numéricos, caractere e booleano.

Os tipos numéricos estão entre os primeiros implementados pelas linguagens de programação. A maioria das linguagens oferece tanto representações dos números inteiros, Z, como representações dos números reais, R. As representações computacionais desses tipos são apenas aproximações desses conjuntos matemáticos, que são infinitos, não podendo ser representados na memória do computador, que é finita. No caso dos números reais, temos, também, apenas aproximações das dízimas infinitas não periódicas.

A Tabela 1 mostra os principais operadores aritméticos, a forma como são representados e exemplos de como utilizá-los.

Tabela 1 – Operadores aritméticos.

Operador Representação Exemplo

Menos unário - -a

Potenciação ^ a^5

Multiplicação * a*5

Divisão / a/5

Módulo (resto da divisão) % a%5

Adição + a + b

Subtração - a – b

Valores numéricos podem também ser operandos de operadores relacionais. A Tabela 2 mostra os operadores relacionais mais comuns.

Tabela 2 – Operadores relacionais

Operador Representação Exemplo

Comparação menor < a < 5

Comparação menor-igual ≤ a ≤ 5

Comparação maior > a > 5

Comparação maior-igual ≥ a ≥ 5

Comparação igual == a == 5

Comparação diferente != a != 5

Os operadores relacionais são utilizados para comparar valores, podendo ser aplicados sobre operandos numéricos, além de outros tipos. Contudo, um operador relacional sempre produz um valor de tipo booleano, independente do tipo dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com