TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Algoritmo Etapa 1 E 2

Trabalho Escolar: Atps Algoritmo Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  5.221 Palavras (21 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 21

Conteúdo

Introdução 3

Noção de Algoritmos 3

Pseudo Linguagem 4

Estrutura de um Programa 4

Variáveis 4

Tipos de características que define a variável: 5

Tipos de características distintas: 5

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais 7

Características do ambiente de desenvolvimento C 8

Tabela Formatada para Informação de PRINTF 8

Tipos de Variáveis 9

FUNÇÃO MATEMÁTICA QUE RESUME O CÁLCULO DO PESO DE UMA BOBINA FILHA. 9

Referências: 10

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a análise em noções de algoritmos e conceitos fundamentais em programação em linguagem C.

Noção de Algoritmos

Algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito.

A Construção de um algoritmo sempre começará com um inicio e fim, no algoritmo as ordens de execuções devem ser claramente definidas, e o comando de uma ação no algoritmo sempre será finalizado com “ponto e vírgula” e a execução de comando de ação a seguir com “ponto e vírgula”. O ponto e vírgula define a ordem pelo o qual as ações devem ser executadas.

No algoritmo é muito importante a existência de uma memória para manipulação das informações muitas vezes necessária para viabilizar a construção do algoritmo e controlar suas ações.

Existem três estruturas de controles e conceitos básicos da elaboração de algoritmos, ou seja, todo e qualquer algoritmo por mais complexo que seja será elaborado utilizando essas três estruturas de controles (sequência, alternativa e repetição).

1. Sequência: “;” (ponto e vírgula).

Que estabelece a ordem a qual as ações devem ser executadas, determinado que a ação que vem após o ponto e vírgula, somente podem ser executadas depois que a ação que vem antes do ponto e vírgula, ter sido executada com sucesso.

2. Alternativa: se <condição> então

<conjunto de ações>

fimse

trata-se de uma estrutura de tomada de decisão, na qual um conjunto de ações é executado, caso uma determinada condição seja avaliada como verdadeira.

3. Repetição: repita

<conjunto de ações>

Enquanto <condição>

Tratando-se de uma forma simplificada de representar um conjunto de ações, que devem ser repetidas enquanto uma condição for satisfeita.

Pseudo Linguagem

Pseudolinguagem ou pseudocódigo: podemos definir como um código imaginário que lembra um código de programação, é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem a escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa), sem necessidade de conhecer a síntese de nenhuma linguagem de programação que sua elaboração é executada em papel, caso fosse executada em um sistema real (computador), deixaria de ser pseudo.

Estrutura de um Programa

A estrutura de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa, no caso de algoritmos computacionais sabemos que o computador tem um conjunto limitado de instruções e que o programa deve ser expresso com essas instruções.

As linguagens de programação evoluíram com o passar do tempo aproximando-se cada vez mais da linguagem natural. No conteúdo todas as linguagens de programação baseiam-se no mesmo princípio, o programa é constituído por sequência de ordens definidas que a máquina deve executar.

Na maior parte das linguagens trabalha-se geralmente com variáveis. São componentes das linguagens de programação que identificam as informações que estão sendo executada pelo programa.

Variáveis

Variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas.

Uma variável é um local “área da memória do computador”, que armazena um tipo específico de conteúdo, isto é, associa-se um nome a um conteúdo. Podemos ter uma variável LUIZ e armazenar o número 10.

Tipos de características que define a variável:

1. Intervalo de valores possíveis.

Por exemplo: se pensarmos em números naturais, estamos identificando o conjunto de números inteiros e não negativos (inclui zero).

2. Conjunto de operações que podem ser realizados.

Os mesmos números naturais admitem as quatro operações aritméticas básicas: ‘adição’, ‘multiplicação’, e ‘divisão’, mas não admitem, por exemplo, operações de conjunto, como União e Interseção.

Tipos de características distintas:

1. Tipos básicos

2. Tipos estruturados

Em linguagem PORTUGOL, podemos considerar quatro tipos principais.

Tipos básicos em Portugol:

• Tipo Inteiro:

Intervalo de valores:

Número inteiro (negativo nulo ou positivo).

-100, 0, 1, 2, 1250.

Operações:

+ (adição), - (subtração), * (multiplicação), / (divisão).

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com