TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Aquecedor Solar De Baixo Custo

Dissertações: Atps Aquecedor Solar De Baixo Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

História

A idéia de acelerar o desenvolvimento do ASBC iniciou-se após a nossa equipe ser convidada pelo SEBRAE para ocupar o stand paulista na feira industrial da ECO 92, onde o primeiro protótipo ASBC foi publicamente apresentado. Naquele evento, dois grandes desafios ambientais eram discutidos: a redução dos gases poluentes e uso de tecnologia baseada em energia limpa. De 1992 a 1998 a equipe se dedicou a pesquisas para transformar o protótipo num modelo de aplicação nacional. Com a oportunidade de agregar-se ao CIETEC - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP/IPEN, em janeiro de 1999, os desenvolvimentos se aceleraram muito e o primeiro modelo efinitivo do ASBC foi apresentado publicamente no final do ano de 2001, em plena época do apagão", período de racionamento de energia elétrica. A possibilidade de aproveitar ou adaptar as instalações hidráulicas do chuveiro e a utilização de materiais de baixo custo, disponíveis no mercado, foi fundamental para esse avanço. Incluem-se entre esses materiais, o chuveiro elétrico, a caixa d'água, a placa de forro (divisória de PVC) e os tubos de PVC comuns. A associação dos materiais de baixo custo e o aproveitamento das instalações hidráulicas residenciais permitem o retorno do investimento de 4 a 8 meses.

Descrição

O projeto esta sendo desenvolvido basicamente em 2 etapas, a etapa de montagem e a etapa de coleta de dados e analise da montagem. A propagação de calor pode acontecer através te três processos diferentes: condução, convecção, e irradiação.A condução térmica ocorre principalmente nos meios sólidos e a energia se propaga. O sistema tem o mesmo princípio de funcionamento do sistema tradicional de aquecimento solar de água, diferenciando-se do mesmo pelo tipo de material utilizado e da possibilidade de autoconstrução. O funcionamento do ASBC se inicia quando a energia solar irradiante, luz e infravermelho, incide sobre a superfície preta dos coletores. A energia absorvida transforma-se em calor e aquece a água que está no interior dos coletores. A água aquecida diminui a sua densidade e começa a se movimentar em direção à caixa, dando início a um processo natural de circulação da água, chamado de termo-sifão.

Materiais usados

Forro de PVC

Tinta Preta Fosca

Fita Isolante

Cano ½ PVC

Durepox

Cola para PVC

Serrinha

Termômetro

Balde

Vantagens

Economia de energia. A geração de energia elétrica através da luz se dá através do uso de células fotossensíveis ou comumente chamadas de células solares, que agrupadas em módulos ou painéis compõem os painéis solares fotovoltaicos.Um sistema composto pelo painel, controlador de carga, acumulador acessórios, é denominado como Gerador Fotovoltaico.Tem a função de aquecer água. Os coletores são fabricados com placas de forro de PVC. A ausência das usuais coberturas de vidro dos coletores tradicionais evita que eles esquentem a água tanto quanto os tradicionais. A redução das temperaturas permite o uso de dutos de PVC de água fria e a redução do perigo de que a água muito quente possa vir a ferir crianças e outros. O uso do PVC permite uma enorme redução de custos desses aquecedores didáticos solares. As principais características do sistema ASBC são: possibilidade de manufatura em regime de "bricolagem" (autoconstrução) e o uso de material de baixo custo encontrado em lojas de construção.

Dificuldades encontradas

Na montagem do aquecedor tivemos como principal dificuldade a vedação dos forros de PVC, para que o conjunto formasse uma pequena estufa, e para isso utilizamos durepox nas partes inferiores e superiores das colunas de 2 forros. Encontramos dificuldades também no corte dos canos.

Pintura

A luz possui energia(E=hf, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com