TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria

Artigo: Atps Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 9

Passo 1 (Equipe)

Preencher quadro conforme modelo a seguir, utilizando como fonte de referência:

Tabela 01 – Trabalhos Executados pela Auditoria Interna x Auditoria Externa. Disponível em:• <https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDN2h6bGttT1JpRzA>. Acesso em: 29 abr. 2013.

Se necessário, pesquisar, nas bibliografias indicadas no Plano de Ensino (PEA), os principais conceitos de auditoria interna x externa.

Auditoria interna Auditoria externa

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras; A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente;

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude; O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude;

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa; O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras;

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa; O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental;

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros; O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual;

A revisão das atividades da empresa é contínua; O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras;

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

Passo 2 (Equipe)

Resolver o caso a seguir:

“A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a conta ’Banco Conta Movimento’. Imaginem que vocês são uns dos auditores e irão efetuar os procedimentos de auditoria a seguir descritos. Expliquem cada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:

1. Exame Físico. Consiste na verificação "in loco", permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser examinado. Este exame deve possuir as seguintes características:

• existência física: comprovação visual da existência do item;

• autenticidade: discernimento da fidedignidade do item;

• quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e

• qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.

O exame físico realizado pelo Auditor relativamente à existência dos estoques de um órgão/entidade, tem por objetivo a constatação visual de que estes existem e nas quantidades apuradas. O Auditor deve, sempre, ter a segurança e preocupação de que aquilo que será examinado tem por objetivo a identificação correta, abrangendo as características acima citadas.

O exame físico não existe por si só. Trata-se de um procedimento complementar que permite ao auditor verificar se há correspondência nos registros do órgão/entidade. Desta forma, a comprovação física serve para determinar que os registros estão corretos e os valores são adequados em função da qualidade do item examinado.

2. Circularização. É a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas ao órgão/entidade, seja por interesses comerciais, afetivos, etc., de fatos ligados às operações do mesmo.

Este procedimento só tem validade para comprovação de autoria quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto à comprovar, tem participação no processo, porém ficando a remessa e obtenção das respostas dos pedidos circularizados sob controle do Auditor. A primeira condição deve-se ao fato de o Auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão/entidade. A segunda é para evitar-se que haja influência ou modificação, por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens objeto do processo da circularização.

Os dois tipos de pedidos de confirmações de dados, usados pela auditoria são: positivo e negativo.

O primeiro é utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal.

Este pedido pode ser usado de duas formas:

 Branco: quando não se colocam valores nos pedidos de confirmação; e

 Preto: quando utilizados saldos ou valores a serem confirmados na data-base indicada.

O pedido de confirmação negativo é utilizado quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa de quem se quer obter a confirmação, ou seja, na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação. Este tipo de pedido é geralmente usado como complemento do pedido de confirmação positivo e deve ser expedido como carta registrada para assegurar que a pessoa de quem se quer obter a confirmação, efetivamente recebeu tal pedido.

3. Documentos Originais. Trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações.

O exame realizado pelo auditor, sobre tais documentos, deve atender às seguintes condições:

 Autenticidade: constatar se a documentação é fidedigna e merece crédito;

 Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa;

 Aprovação: verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada; e

 Registro: comprovar que o registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com