TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria

Ensaios: Atps Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Esse trabalho objetiva apresentar os principais conceitos da sobre Auditoria e a figura do Auditor. Mais especificamente explica os tipos da auditoria existentes, qual a finalidades de se auditar as demonstrações contábeis e conceitua alguns termos do planejamento de auditoria. Além disso, apresenta as responsabilidades do auditor independente e a do auditado, especialmente a carta de responsabilidade que o mesmo tem que apresentar ao auditor independente.

Etapa 1

1. Explicar o que é Auditoria.

R: De maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferir, verificar, analisar e avaliar, além de, comunicar os resultados dentro de um determinado objetivo a que a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire e significa ouvir. (LINS, 2012, p.3)

2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.

R: A auditoria divide-se em dois grandes grupos: auditoria interna e auditoria externa que serão explicadas abaixo.

• Auditoria Interna: é executada por algum funcionário da própria empresa que a auditoria está sendo realizada e de maneira geral, envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de produtos e serviços. Além disso, busca identificar, detectar e prevenir falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros.

• Auditoria Externa: a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada e assegurar que as mesmas foram elaboradas em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis. A auditoria externa é executada por funcionário de empresa de auditoria independente, empresa essa que necessita de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (LINS, 2012, p.4-11)

3. Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

R: Tanto auditor como auditado têm obrigações e responsabilidades, o primeiro e fundamental ponto é o fato que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado, sendo este responsável direto por tudo que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho. Abaixo serão citados e explicados os principais:

• Registro na CVM: todo auditor, seja ele pessoa física ou jurídica, tem a obrigação de ter registro efetuado junto a Comissão de Valores Mobiliários.

• Guarda da documentação e sigilo: para fins de fiscalização do exercício profissional, toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres dos serviços realizados devem ser conservados em boa guarda, pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do parecer. Toda a documentação da auditoria é confidencial, devendo ser mantida em local seguro e sob sigilo.

• Responsabilidade compartilhada: em nenhuma hipótese a responsabilidade do auditor será modificada, mesmo quando algum contador na função de auditor interno contribua na realização dos trabalhos. O fato de um papel de trabalho ser preenchido pela auditoria interna do auditado não isenta o auditor independente de responsabilidade sobre algum tipo de erro ou fraude que possa acarretar erro no seu parecer final.

• Revisão externa: os auditores deverão se submeter a cada quatro anos a uma revisão externa realizada por outro auditor registrado na CVM.

Em relação ao auditado, a nota explicativa da CVM da Instrução 308/99 cita as responsabilidades do mesmo em relação a auditoria externa. Além da normatização dessa Instrução, o auditado tem outras responsabilidades que são relacionadas no documento denominado “carta de responsabilidade da administração”, onde o auditado lista nominalmente e assina todas as suas responsabilidades diante das demonstrações contábeis. A data desse documento é a mesma do parecer da auditoria. (LINS, 2012, p.13-17)

4. Qual a postura que um auditor deve ter? Explique.

R: O auditor está sujeito a exigências éticas relevantes, inclusive relativas à independência no que diz respeito a trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis. As exigências éticas relevantes abrangem o Código de Ética Profissional do Contabilista, relacionadas à auditoria de demonstrações contábeis bem como as NBC PAs aplicáveis. Tanto o Código de Ética do Contabilista como as NBC PAs estabelecem princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor e fornece estrutura conceitual para a aplicação desses princípios, cujo cumprimento pelo auditor é exigido pelo Código IFAC, a saber:

• Integridade;

• Objetividade;

• Competência e zelo profissional;

• Confidencialidade;

• Conduta Profissional. (LINS, 2012, p.18)

Etapa 2

Processo e Procedimentos de Auditoria – Ativo e Passivo Circulante

Demonstração Qual o objetivo dessa demonstração? Qual a finalidade de se auditar?

Balanço Patrimonial Representar a posição estática dos bens e direito, bem como as obrigações da empresa em 31 de dezembro de cada ano. Verificar a correta representatividade da empresa auditada em 31/12.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Evidenciar a composição do grupo de contas do Patrimônio Líquido e suas mutações. Assegurar que todas as determinações dos estatutos, atas de assembléias e demais obrigações referentes ao PL foram devidamente acatadas.

Demonstração do Resultado do Exercício Apresentar o resultado econômico das operações da empresa durante o ano. Assegurar que todos os valores relativos a receitas, custos e despesas estão corretamente classificados e mensurados.

Demonstração do Fluxo de Caixa Proporcionar informações que habilitam os usuários a avaliar as mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com