TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Circuitos Eletricos I

Dissertações: Atps Circuitos Eletricos I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

Aula tema: Circuitos resistivos. Lei de ohm.

Pesquise sobre os tipos de resistores, descrevendo as suas características de construção e quais os parâmetros necessários para o dimensionamento dos resistores.

Resistores: são dispositivos fabricados que tem a finalidade se opor a passagem da corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de “Resistência Elétrica”, que possui como unidade o OHM (Ω). O chuveiro elétrico e o ferro elétrico são equipamentos que utilizam a resistência elétrica para transformar energia elétrica em energia térmica, ou calor. A lâmpada incandescente por sua vez, utiliza a resistência elétrica para produzir luz. Vemos a seguir a figura de um resistor que podemos encontra com facilidade no mercado.

Os resistores são divididos em duas categorias, fixos e variáveis:

Resistores fixos:

O valor de sua resistência não pode ser alterado. São comumente especificados por três parâmetros:

- o valor nominal de usa resistência elétrica

- a tolerância ( a máxima variação em porcentagem do valor nominal)

- a máxima potência elétrica dissipada

Tomemos como exemplo um resistor de 100 Ω ± 5% - 0,33, isso significa que possui um valor nominal de 100 Ω, uma tolerância sobre esse valor de mai ou menos 5% e pode dissipar uma potência máxima de 0,33 watts.

Tipos de resistores fixos:

Resistor de fio

Consiste basicamente em um tubo cerâmico, que servirá de suporte para enrolarmos um determinado comprimento de fio, de liga especial para obter o valor de resistência desejado. Os terminais desse fio são conectados às braçadeiras presas ao tubo. Além desse, existem outros tipos construtivos esquematizados, conforme mostra a figura abaixo. Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns Ohms até alguns Kilo-Ohms, e são aplicados onde são exigidos altos valores de potência, acima de 5W, tendo suas especificações impressas no próprio corpo.

RESISTOR DE FIO 5W - 3R9

Resistor de Filme de Carbono

Consiste em um cilindro de porcelana recoberto por um filme (película) de carbono conforme mostra a figura 1.2. O valor da resistência é obtido mediante a formação de um sulco, transformando a película em uma fita helicoidal. Esse valor pode variar conforme a espessura do filme ou a largura da fita. Como revestimento, encontramos uma resina protetora sobre a qual será impresso um código de cores, identificando seu valor nominal e tolerância. Os resistores de filme de carbono são destinados ao uso geral e suas dimensões físicas determinam a máxima potência que eles podem dissipar.

RESISTOR CARBONO 3W - 680K

Resistor de Filme Metálico

Sua estrutura é idêntica à de filme de carbono, somente que se utiliza uma liga metálica (níquel-cromo) para formar a película, obtendo valores mais precisos de resistência, com tolerância de 1% a 2%.

O código de cores utilizado nos resistores de película é visto na figura abaixo.

RESISTOR FILME METAL MMA-0204 SMD 2312 - 100R

Observações: A ausência da faixa de tolerância indica que esta é de ± 20%.

Para os resistores de precisão encontramos cinco faixas, sendo que as três primeiras representam o primeiro, segundo e terceiro algarismos significativos e as demais, respectivamente, fator multiplicador e tolerância.

Resistores variáveis

O valor de sua resistência poder modificado para qualquer valor desejado dentro de sua faixa. Geralmente são constituídos por uma faixa/pista resistiva de carbono e um contato que se move ao longo da pista. Há três terminais, um em cada extremidade da pista e um para o contato (cursor).

Tipos de resistores variáveis:

Potenciômetro e Trimpot

São exemplos de resistores variáveis que permitem um ajuste manual, girando o eixo até o ponto desejado. Funcionalmente o potenciômetro e o trimpot são iguais. O potenciômetro, figura 1.4, é usado em situações onde o usuário mexe constantemente no seu ajuste, como em um controle de volume por exemplo. Já o trimpot, figura 1.5, é usado para calibrar um circuito, ou seja, assim que o valor ideal é obtido “não se mexe mais” no seu ajuste.

figura 1.4 POTENCIOMETRO LINEAR (A) Sem CHAVE 23MM - 470R

figura 1.5 TRIMPOT HORIZONTAL RF-637 - 200K

Reostato

Os reostatos são feitos de um fio de cobre enrolado e sobre ele existe a movimentação de um cursor feito de cobre, cujo comando é feito por um botão; além de se constituir por diversas resistências ligadas em série e uma haste metálica. Um exemplo cotidiano é o controle de volume de som.

ETAPA2

Aula tema: Fontes dependentes ou controladas. Lei de Kirchoff.

Pesquise os tipos de fonte de tensão contínua, suas características e como podemos associar estas fontes.

Fontes de tensão contínua

Fonte de alimentação é um dispositivo responsável por fornecer energia elétrica para proporcionar o funcionamento de um circuito elétrico/ eletrônico, elas podem utilizar processos químicos, como as baterias ou pilhas, ou provenientes da conversão da tensão alternada em contínua por meio de componentes eletrônicos, os diodos.

As baterias ou pilhas são fontes constituídas por dois tipos de metais mergulhados em um meio eletrólito, retirando elétrons de um e levando para o outro entre os dois metais é criado uma dpp ou uma tensão elétrica em corrente contínua. São aplicadas em circuitos de baixa carga, tais como tocadores de música, controle-remoto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com