TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos Eletricos

Ensaios: Circuitos Eletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 2

Fig06: Comprovando a 2ª Lei de Kirchhoff

Na fig06 temos uma malha ABCDA . Quais as tensões com orientação horária ? somente UT. Todas as outras tem orientação anti-horaria.e de acordo com a 2ª Lei de Kirchhoff podemos escrever:

UT=U1+U2+U3

Não entendeu? Lembra da convenção de bipolo receptor e bipolo gerador como eram orientadas as tensões e correntes ? Vamos representar novamente o circuito da figura6 considerando as orientações das tensões e correntes através de setas, figura7.

Equação da malha :UT = U1 + U2 + U3

Fig07: Circuito da fig06 com tensões e corrente orientadas

De acordo com a 2ª Lei de Kirchhoff : Soma das tensões horárias: UT é igual à Soma das tensões anti horárias: U1+U2+U3, isto é UT = U1 + U2 + U3 que é a equação vista quando estudamos o circuito serie.

4. Exercícios Resolvidos

1) No circuito calcule o sentido e a intensidade da corrente no ramo AO.

R: Observe que consideramos uma orientação arbitraria da corrente no trecho AO simplesmente para que possamos montar a equação do nó O.Correntes que chegam: IA+2Correntes que saem: 3,5+4portanto a equação do nó O é:IA+2= 3,5+4 ou IA = 7,5 -2 =5,5A

2) Idem 1

R: Neste caso observe como fica a equação do nó OCorrentes que chegam: IA+2+3,5+4Correntes que saem:0 ( zero) Portanto a equação do nó fica: IA+2+3,5+4=0 ou IA=-9,5A o valor negativo diz que a corrente no trecho AO vale 7,5A mas tem sentido contrário ao adotado.Essa conclusão é importante, pois significa que para escrever a equação eu posso orientar o sentido da corrente de forma arbitraria ( do jeito que eu quiser ) pois no final da resolução saberemos qual o sentido correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com