TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade 3º Semestre Etapa 1

Exames: Atps Contabilidade 3º Semestre Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTAS:

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

Resp:Coletando os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

Resp: O contador é responsável por produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões.

Enquanto o administrador por sua vez, devido a crescente complexidade das suas tarefas, precisa hoje de informações reais, que dirijam suas decisões, informações essas contidas nos relatórios feitos por contadores.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

Resp: CARGOS PÚBLICOS, devido a segurança e estabilidade do cargo, e a abrangência dos cargos que eles podem ocupar, em quaisquer esferas do governo, federal, municipal e estadual, além de claro, o número de contadores selecionados em concursos serem grandes.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

Resp: A contabilidade partiu basicamente de três elementos: NÚMEROS, ESCRITA e a existência da MOEDA.

A contabilidade por sua vez, surgiu com o frade LucaBartolomeo de Pacioli, com: o capítulo Particulario de ComputiesetScritures, da obraSumma de Arithimetica, Geometria, Proportione et Proportionalita, tornando-se por isso o “pai dos escritores contábeis”.

Nessa obra, Pacioli descreve o método das partidas dobradas, e com isso se tornou amigo e colaborador de Leonardo da Vinci.A partir dai, a contabilidade amadurece, com o estabelecimento colonial e práticas mercantilistas.

Depois de Pacioli outros tentaram explicar o conceito de débito e crédito. Inclusive os da Escola Italiana, que criaram várias teorias, dominando o cenário mundial até o séc. XX.

Nesse mesmo século, surgiu nos Estados Unidos, a Escola Contábil Norte-Americana, que se desenvolveu incrivelmente e também a valorização da auditoria, fazendo da contabilidade algo útil para as tomadas de decisão.

De acordo com o texto Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira, foram entendidos por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”:

BENS: São todos os objetos materiais da empresa que você pode encostar, segurar, pegar ou não, tendo apenas que fazer parte do patrimônio.

Há dois tipos específicos de bens:

CORPÓREOS- Aqueles que são possíveis serem vistos e tocáveis, exemplo:

- Dinheiro;

- Terrenos;

- Veículos;

- Móveis e utensílios de escritório; entre outros.

INCORPÓREOS: Todos aqueles bens que fisicamente não existem, não podem ser apalpados, segurados, também não se pode encostar neles, mas podem ser traduzidos em moeda. Exemplo:

- Programas de computador;

- Marcas e signos de propaganda;

- Propriedade literária;

- Ponto comercial; entre outros.

TRANSMISSÃODE BENS MÓVEIS: Somente viramos proprietários de um bem no momento em que o vendedor nos faz a entrega do mesmo, sendo o pagamento dele a vista ou a prazo, exceto quando tratamos de uma locação, porque mesmo o bem sendo usado pelo locatário, ele continua sendo um bem do locador.

TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS: No caso de bens imóveis, não basta efetuar o pagamento, o queprova a propriedade é o registro.

DIREITOS: São representados por títulos e documentos. Entre eles:

NOTA FISCAL: É obrigatório a emissão de nota fiscal, pelos contribuintes, para que as operações se realizem, mesmo quando não há caso de tributos.

FATURA: No caso de venda a prazo, há necessidade de um documento que prove aexistência do valor a receber e para futura cobrança.

Nada mais é que um documento que lista as mercadorias vendidas, a quantidade, preço, nomes e endereços do vendedor e comprador, entre outras informações.

O comprador deve analisar e assinar a fatura, reconhecendo nela algo que representa a sua dívida pela compra a prazo.

DUPLICATA: Embora não seja exigida por lei, é normal hoje em dia a emissão de duplicata nas vendas aprazo.Caso tenha que cobrar o devedor na Justiça, e o comerciante que disponha apenas da fatura deveráingressar num processo demorado.

Porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com