TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade E Custo

Ensaios: Atps Contabilidade E Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  3.686 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Aqui relataremos algumas informações à respeito de fraudes em algumas empresas entre elas ENRON e WORLCOM. Ainda falaremos sobre a Resolução n° 1.282/10, é um trabalho importante para fixar em nosso o cotidiano os cuidados que se deve tomar com os lucros dentro de empresas, especialmente grandes empresários que presa tanto pelos seus bens.

Etapa 01.

Passo 01: Resolução CFC N.º 1.282/10

O Conselho Federal de contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, considerando que, por conta do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, o CFC emitiu os seguintes termos a NBCT.

Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, que discute a aplicabilidade dos princípios Fundamentais de Contabilidade contidos na Resolução CFC n°750/93.

Considerando a necessidade de manutenção da Resolução n°750/93, que foi e continua sendo referência para outros organismos normativos e reguladores brasileiros.

Considerando a importância do conteúdo doutrinário apresentado na Resolução CFC n°750/93, que continua sendo, nesse novo cenário convergido, o alicerce para o julgamento profissional na aplicação das Normas brasileiras de Contabilidade.

Considerando que, para assegurar a adequada aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade à luz dos Princípios de Contabilidade, há a necessidade de harmonização dos dois documentos vigentes.

Considerando que, por conta dessa harmonização, a denominação de Princípios Fundamentais de Contabilidade deva ser alterada para Princípios de Contabilidade, visto ser suficiente para o perfeito entendimento dos usuários das demonstrações contábeis e dos profissionais da Contabilidade

Passo 02: "Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)" e "Usuários e suas necessidades de informação" e aos "Objetivos das demonstrações contábeis".

As demonstrações contábeis preparadas com tal finalidade satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas. Sabendo que as demonstrações são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral,tendo em visto suas finalidades distintas e necessárias diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigência para atender a seus próprios fins. Essas exigências, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual.

Algumas demonstrações contábeis para tomada de decisões são:

* Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações;

* Avaliar a Administração quanto à Responsabilidade que lhe tenha sido conferida, qualidade de seu desempenho e prestação de contas;

* Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;

* Avaliar a segurança quanto a recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;

* Determinar políticas tributárias;

* Determinar a distribuição de lucros e dividendos; As demonstrações contábeis são mais comumente preparadas segundo modelo contábil baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal.

* Preparar e usar estatísticas da renda nacional;

* Regulamentar as atividades das entidades, avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.

As demonstrações contábeis são mais comumente preparadas segundo modelo contábil baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Outros modelos e conceitos podem ser considerados mais apropriados para atingir o objetivo de proporcionar informações que sejam úteis para tomada de decisões econômicas.

Passo 03: Fraudes contábeis em algumas empresas nos últimos anos.

Vieram à tona, há algum tempo atrás os escândalos envolvendo a área financeira de algumas empresas. As demonstrações financeiras não estavam refletindo com a realidade de algumas empresas internacionais.Ex: Enron e WorldCom.

As fraudes contábeis afetam diretamente o fluxo de caixa das empresas, sendo efetuadas por meio das seguintes ações:

* Faturamento irregulares(serviços não prestados,mercadorias não entregues, superfaturamento );

* Lançamento de pagamentos fictícios;

* Reembolsos irregulares;

* Alterações, desvios ou roubos nos estoques de mercadorias ou nos bens das empresas;

* Omissões ou falsificações de operações contábeis ou de recebimentos.

Depois dos escândalos apresentados, os órgãos reguladores, investidores e executivos de negócios, passaram a almejar as demonstrações financeiras se tornassem cada vez mais transparentes, sendo que estas deveriam refletir a realidade econômica do negócio, os diferentes riscos e oportunidades relacionados com a empresa e também apresentar estes dados de forma compreensível.

Como resultado desse desejo, foi criado pelo congresso americano uma nova legislação afim de que as corporações passassem a apresentar suas demonstrações financeiras de forma clara e precisa, acalmando assim a desconfiança dos americanos.

Graças as medidas tomadas pelos americanos, vemos uma crescente busca dos investidores e demais usuários das demonstrações financeiras pelas companhias que apresentem práticas de governança corporativa, que visa garantir que todas as partes interessadas nas informações de uma determinada empresa tenha informações de forma uniforme.

A ENRON, companhia resultante de fusão das empresas Houston Natural Gás e a InterNorth, no ano de 1985, possuía no início de sua operação a atividade de distribuição de gás natural por meio de um gasoduto interestadual nos Estados Unidos com cerca de 37 mil quilômetros de tubulações.

Em 08 de novembro de 2001, a Enron revisa suas demonstrações financeiras dos últimos cinco anos e, onde no lugar dos grandes lucros, é apresentado um prejuízo de 586 milhões de dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com