TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Internaciona - Etapas 1 E 2

Monografias: Atps Contabilidade Internaciona - Etapas 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

Aula-tema: Perspectivas da contabilidade internacional. Adoção da primeira vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros – IRFS.

PASSO 1

Ler com sua equipe o texto “História da Contabilidade”, disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0By6ykC1Q0F

PGOWI4MGU4ZDEtMjVkOS00YmUwLTg1MDEtNWJiYWEyYTg5OWFi&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 abr. 2013. Utilize também a bibliografia básica da disciplina para pesquisar material referente à história da Contabilidade. Elabore resumo de, no máximo, duas páginas do material indicado.

RESUMO

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade está ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção ao que se obtinha. A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização.

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. As atividades de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. Para se ter uma idéia de quão antiga é a contabilidade, os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a 6.000 anos antes de Cristo. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.

Pode-se resumir a Contabilidade desta forma:

Na Bíblia: Versículos mostram o uso da contabilidade desde aquela época.

Contabilidade Medieval: De 1202 até 1494, onde surgiu o livro caixa.

Período Moderno: A contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das riquezas que o Novo Mundo representava.

O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo Da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Foi a Itália o primeiro país a fazer restrições à prática da Contabilidade por indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como contadores pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão.

Período Científico: Francesco Villa autor da obra revolucionária “La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche”. Ele extrapolou os conceitos tradicionais de Contabilidade, segundo os quais escrituração e guarda livros poderiam ser feitas por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a Contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a matéria administradas, ou seja, o patrimônio. Foi o início da fase científica da Contabilidade.

Escola Norte-Americana: Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade, várias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos Estados Unidos.

No Brasil: Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas, informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.

PASSO 2

1. Ler o material referente ao IASB “Quem somos e o que fazemos”, disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9Ay

NKXpDNzcwNDkyZmQtOWMyZC00NjY5LTlmMmYtZGRhNWI1ZTBhODY3&hl=e

n_US >. Acesso em: 29 abr. 2013.

2. Pesquisar acerca do Processo de Convergência às Normas Internacionais de

Contabilidade, disponível em: <

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9Ay

NKXpDNmYwOGIxYWUtZmExMC00N2E5LWExNDctODcwZDc3MTg0ZWZl&hl=e

n_US >. Acesso em: 29 abr. 2013.

PASSO 3

Dividir os textos entre a equipe e realizar a leitura, anotando os pontos principais. Depois reunir-se para debater os pontos importantes dos documentos relacionados abaixo:

1. Adoção pela primeira vez da IFRS e o Brasil na convergência Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5YAyGuF_VHOWFmYjQwMzUtNzk3Ni00ZjE0LWFlMGQtNDc3MDZiYzMzNmIx&hl=pt_BR >. Acesso em: 29 abr. 2013.

2. As alterações na Lei 6404-76. Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0By6ykC

1Q0FPGYzBkYzNkZGQtOTczNC00OGFjLTgxNDctZGM1NTA4YmEzMDBm&hl=pt_

BR>. Acesso em: 29 abr. 2013.

3. Normas Contábeis Brasileiras - Convergência aos padrões internacionais. Disponívelem:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0By6ykC

1Q0FPGNDkwMWUzNjktOGI2Ni00MjMwLThkOTgtNzQyODA3MjZjNDQy&hl=pt_

BR>. Acesso em: 29 abr. 2013.

4. Novas práticas contábeis introduzidas pelas Leis nº 11638/2007 e 11941/2009. Roteiro de Procedimentos. Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0By6ykC

1Q0FPGMjUwMDAxN2MtZDE2YS00NTkzLWFiZjgtNjI5M2I2YjY2ZGE4&hl=pt_BR>.

Acesso em: 29 abr. 2013.

PASSO 4

Entregar ao professor da disciplina um parecer de, no máximo, 8 páginas, atendendo à solicitação abaixo:

1. A empresa contratante recebeu com surpresa as novas normas de contabilidade e quer entender por que o mundo adotou um modelo padrão de normas contábeis e por que o Brasil também aderiu a esse modelo. Para tanto, solicita ao grupo um parecer que indique os fatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com