TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabilidade Geral

Casos: Atps De Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 – Objetivo da Contabilidade

O artigo mencionado para análise e elaboração desta primeira etapa, refere-se aos principais objetivos da contabilidade e descreve termos e situações envolvidos em um processo contábil dentro de uma organização.

Sendo a contabilidade instrumento fundamental para averiguação e entendimento das partes financeiras, econômicas, produtivas, lucrativas até mesmo evolutivas de uma organização, é de suma importância a competência dos profissionais envolvidos e divulgação de maneira correta e objetiva, todos os trâmites para que todos os usuários possam ter ciência de toda produtividade e para que possam ser tomadas decisões futuras e controle de todas as atividades dentro da organização.

Sendo a Contabilidade uma ciência que estuda e registra todos os acontecimentos que afetam o patrimônio de uma entidade através do registro e análise de todas as movimentações ocorridas dentro do patrimônio, tem como propósito fornecer como ferramenta um controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa.

A contabilidade fornece informações necessárias e de interesse para seus proprietários e demais pessoas com ele relacionadas, como sócios, fornecedores, investidores, clientes e demais interessados.

Empresas modernas não têm apenas interesse em registros dos fatos relacionados ao seu patrimônio, mas também a previsão do futuro é um fato relevante da gestão moderna. A contabilidade já não é vista apenas como um elemento de simples recolha e interpretação de dados históricos, mas também uma técnica eficiente de gestão. Uma gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente e sim almeja prever o futuro a fim de planear a atividade mediante uma prévia seleção das diversas alternativas possíveis, assim fazem uso da contabilidade para ter acesso às informações anteriores tendo uma ferramenta para um melhor planejamento futuro.

1.2 – A Contabilidade no cotidiano e planejamento individual

Sendo a contabilidade uma ciência que objetiva o estudo e controle do patrimônio de uma organização através de sua situação financeira, receitas, movimentações, variações e sendo capaz até mesmo de prever aspectos de desempenho, torna-se essencial a uma organização e está presente na vida de cada membro do grupo assim como em cada lar.

Uma organização contrata um profissional especializado e responsável pelos controles e apurações de suas movimentações visando um melhor aproveitamento de seus recursos e otimizando seus resultados. Cada indivíduo tem por necessidade própria o dever de executar um planejamento contábil mesmo que sem ter noção de que o faz.

Veja como exemplo, uma residência qualquer onde residem um casal (marido e mulher) e dois filhos jovens. Assim como em uma organização, há receitas entrando como salários recebidos, bem como há gastos e despesas essenciais para controlar um lar como contas de água, luz, telefone, gás, supermercado, roupas, transporte, lazer, dentre outras e para isso é necessário um controle e planejamento para que os recursos sejam mais bem aproveitados e possam suprir as despesas e não extrapolar o orçamento desta família.

Para os membros do grupo, assim como para qualquer universitário, esse controle torna-se ainda mais rigoroso, pois assumimos um compromisso e uma despesa consideravelmente alta para o orçamento, da grande maioria, por um período razoável onde deve ser contabilizada cada despesa, por menor que seja, para que ao final de um semestre ou ano não tenhamos nos surpreendido. Muitos cometem o erro de apenas considerar o maior gasto, que é a mensalidade e abster dos demais gastos onde acabam sendo surpreendidos. Ao assumir um compromisso como este de quatro anos ou mais, deve-se contabilizar cada item fundamental como mensalidade, gastos com transporte, alimentação, livros e demais materiais, gastos com cópias e impressões assim como é primordial ter um controle sobre o seu tempo, pois um bom controle requer atenção para com todos os fatores que interferem e não apenas a parte financeira. A contabilidade está mais presente em nossas vidas do muitos imaginam, pois em cada compra, despesa, viagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com