TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tratamentos E Indicadores

Trabalho Escolar: Atps De Tratamentos E Indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

5ºSÉRIE

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

NOME: Cássia Fabricia – RA: 5741985048

NOME: Flavia – RA: 5565141697

NOME: SILVANIR RIBEIRO DE OLIVEIRA –RA9364284527

Tutora presencial: Irinéia de Souza Normandia

SÃO PAULO/ SP

2014

Sumário

1. Introdução

1.1 Quadro – síntese sobre as principais definições de Políticas Públicas

1.2 Estudo de caso em Políticas Públicas: Principais características

1.3Conclusão sobre a importância das Políticas Públicas

2.1. Quadro-síntese com os Indicadores Sociais

2.2. Texto sobre a relação entre os Indicadores Sociais e Políticas Públicas

3.1. Indicador Social estudado: Breve apresentação

3.2. Indicador Social estudado: Informações

4.1. Política Pública formulada

4.2. Texto sobre a atuação do profissional em Serviço Social

5. Referência Bibliográfica

INTRODUCAO

No Brasil, o Estado teve seu marco fundamental na política pública, com a transição da sociedade feudal para a ordem burguesa, consistindo em um caráter social e econômico.

Na conjuntura universal, pode-se afirmar que as políticas públicas são diretrizes, princípios norteadores de ações do poder público, formadas por regras e procedimentos para comandar as relações entre o poder público e a sociedade. Atualmente, o termo políticas públicas vem sendo empregado em diversas áreas, por ser um saber multidisciplinar oriundo aos saberes da sociologia, economia, psicologia social, ciência política, administração, antropologia, filosofia e comunicação. Considerando que este consente estudar o espaço social antes mesmo de sua implementação. Porém, é fundamental a existência de uma transversalidade e de um diálogo dadivoso entre as partes envolvidas na formação desta política pública (Ferreira, 2008). Justaposições e distanciamentos

das políticas públicas Ao final do século XX, meados dos anos 1970, em consequência da crise do welfare state, as crises econômicas, sociais e políticas enfrentadas, juntamente com o movimento da nova administração pública, o Estado é intensamente questionado quanto a sua atuação e eficácia de suas ações junto à realidade social.

Meksenas (2002) destaca que “nos momentos de ausência das políticas públicas com fins sociais, algumas instituições preencheram, [...] o vazio deixado pelo Estado”, fazendo referencias a igreja católica. A Constituição de 1988 faz com que os municípios adquirem autonomias políticas, organizando suas próprias leis orgânicas e demais leis, bem como optando na escolha direta de seus governantes. Permitindo a ampliação de sua competência. Porém, apesar da ampliação de sua capacidade financeira, a participação dos municípios na receita tributária global não ultrapassa os 18 ou 20%. No entanto, eles assumem vários encargos e responsabilidades das outras esferas, o que os abriga a negociar recursos dos diversos programas federais ou estaduais. A Constituição de 1988 faz com que os

municípios adquirem autonomias políticas, organizando suas próprias leis orgânicas e demais leis, bem como optando na escolha direta de seus governantes. Permitindo a ampliação de sua competência. Porém, apesar da ampliação de sua capacidade financeira, a participação dos municípios na receita tributária global não ultrapassa os 18 ou 20%. No entanto, eles assumem vários encargos e responsabilidades das outras esferas, o que os abriga a negociar recursos dos diversos programas federais ou estaduais.

1.1 As diferentes definições de Políticas

As Políticas Publicas são resultante das atividades Políticas compreende o conjunto das decisões e ações relativas a alocação imperativa de valores. Nesse sentido é necessário distinguir entre política.

Política Publica envolve mais que uma simples decisão, a decisão política corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas , assim embora uma política publica implique em uma decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política publica.

As políticas publicas envolve portanto atividade política. Também pode se definir políticas púbicas como conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente. As Políticas Publicas correspondem a direitos assegurados, constitucionalmente ou que afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade. Já a autora, Tânia Barcelar destaca que Políticas Publicas por ter passado em período de ditadura, na era Vargas e depois uma longa ditadura no Governos Militares pós 64, o autoritarismo era muito forte nas políticas publicas do País. Dado seu caráter autoritário o Estado não precisava se legitimar perante a grande parcela da Sociedade, ficando refém dos Lobbies dos poderosos nos gabinetes.

1.2 – Estudo de caso em Políticas Públicas: Principais características .

Estudar Políticas Publicas não se revela tarefa fácil dado que elas são consideradas o setor chave para o desenvolvimento de um pais , pois é através que são elaboradas todas as diretrizes politico-estratégicas do governos referentes ao os planos a executar, quer seja anuais, bienais ou quinquenais.

As políticas publicas são um conjunto de ações internacionais empreendidas por um outro grupo de atores orientados a bordar um problema uma situação preocupante.

Não existe uma única forma de definir ou abordar as Políticas Publicas. Cada conceito enfatiza uma dimensão particular das mesmas e ao deixar de fora alguns elementos para sua conceptualização os conceitos podem apresentar limitações analíticas isto por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com