TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais

Casos: Atps Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Ao estudarmos sobre o capitalismo, podemos perceber que existe tres grandes vertentes, que devem ser examinadas, quando se pretende obter uma compreensão efetiva. Sendo assim, a primeira vertente considera que o capitalismo é a criação do espirito capitalista. Já a segunda vertente acentua o carater do sistema comercial, como uma forma de organização da produção que se move entre o mercado e o lucro. E na terceira vertente o capital não é mais encarado como uma coisa e a modalidade dos meios de produção ganha mais sentido.

Com o surgimento das maquinas automáticas, e das grandes unidades fabris, o resultado foi ultrapassado todos os limites da fabrica e chegaram a atingir a sociedade como um todo. A partir de então passou a ser exigido a concentração dos trabalhadores em um espaço especifico.

A vitoria da maquina significava a derrota do trabalhador, que para não ser derrotado foi preciso destrui-las, assim como as fabricas que as abrigavam. As primeiras revoltas aconteceram no final do século XVII e com o passar dos séculos a revolta ainda era grande, foi preciso restaurar a pena de morte, pela destruição contra as maquinas, e revoltados com o rigor das medidas adotadas , os trabalhadores intensificaram ainda mais os ataques.

O modo de produção capitalista era definido como uma nova estrutura social, pois a concentração dos meios de produção determinava o aparecimento de uma outra classe, que era constituída por aqueles que nada tinham, a não ser a própria força de trabalho.

Para Marx e Engels “ toda a sociedade vai se dividindo, cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes, que se enfrentam: a burguesia e o proletariado”. Na classe dos proletariados, a ascensão do capitalismo era a exploração de suas próprias vidas. E a classe da burguesia substituiu as velhas classes, as velhas condições de opressão, e as velhas formas de lutar por outras novas.

Com a valorização do mundo das coisas, correspondeu a desvalorização do mundo do homem. O próprio movimento da vida humana foi substituído pelo movimento da mercadoria no mercado, ou seja, a medida em que esta se tornava valor, o homem se tornava mercadoria. Com isso as relações entre as pessoas não era mais humana, mais uma relação entre coisas.

Somente no ano de 1833 é que foi criado um plano de Sindicato Geral, que procurava fundir as tendências cooperativistas e sindicalistas. Seus grandes objetivos era “ fixar, regulamentar e aumentar o salário”.

Os trabalhadores continuaram lutando para demolir esse injusto regime, seu poder se nutria das próprias lutas que se viam comprometidos a realizar, mesmo que não tivessem a clareza das melhores estratégias a serem utilizadas.

• O QUE SIGNIFICA MUDAR?

• DESEMPREGO ENQUENTO QUESTÃO SOCIAL?

 ‘PORQUE QUE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO É IMPORTANTE?

O conhecimento especializado é importante, para nos permita responder a novos problemas que surgem no decorrer do dia a dia. E porque assim teremos as respostas das exigências das diferentes clientelas.

È importante que os trabalhadores compreendam todo o processo de produção, que tem como resultado seu próprio trabalho. E que o conhecimento e a compreensão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com