TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletricidade

Trabalho Universitário: Atps Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)



Aula-tema: Princípios de Corrente Alternada. Geração, Valores Médios e Eficazes.

Esta atividade é importante para que você conheça as principais diferenças entre as correntes alternada e contínua, mostrando as aplicações, vantagens e desvantagens quanto à adoção de cada modalidade. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Engenharia Mecânica - 6ª Série - Eletricidade Aplicada

Emanuel Benedito de Melo

Pág. 4 de 10

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar, em sites e livros, sobre as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua, e quais são os geradores que podem dar esta funcionalidade à corrente elétrica.

Sites sugeridos para pesquisa

• Circuitos de Corrente Alternada. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hs5suTq5PdNlE1clNYSG5NWG8/edit?usp=sha ring>. Acesso em: 7 maio 2013.

• Corrente Alternada. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B2Dg6M68CsXMRHJhazN3YTFNREE/edit?usp=s haring>. Acesso em: 30 abr. 2013.

• Fontes de Geração de energia no Brasil. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hs5suTq5PddFBzbHQzMVYwM1E/edit?usp=s haring>. Acesso em: 8 maio 2013.

Passo 2 (Equipe)

Montar um quadro explicativo sobre a frequência de operação das diversas correntes contínuas entre vários países do mundo.

Nota A quantidade de países deverá ser acordada com o professor da disciplina.

Passo 3 (Equipe)

Listar as vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente alternada.

Bibliografia complementar

• MAMEDE FILHO, J. Instalações elétricas industriais. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2007.

Passo 4 (Equipe)

Consolidar os itens solicitados nos passos desta etapa com as conclusões obtidas pelo grupo, o que fará parte do Relatório 1, a ser entregue no final do bimestre, em data agendada pelo professor da disciplina, de acordo com o padrão definido.

Engenharia Mecânica - 6ª Série - Eletricidade Aplicada

Emanuel Benedito de Melo

Pág. 5 de 10

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)



Aula-tema: Indutância, Reatância e Circuitos Indutivos.

Esta atividade é importante para que você compreenda o funcionamento dos motores. A maioria dos motores elétricos opera pela interação entre campos eletromagnéticos, mas o foco desta etapa é explicar sobre motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas de correntes alternada e contínua. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Detalhar sobre os motores de corrente contínua, mostrando seus elementos constituintes e funcionalidades.

Passo 2 (Equipe)

Confrontar as características de motores de corrente contínua com as características dos motores de corrente alternada.

Passo 3 (Equipe)

Construir um mapa conceitual (organograma), com a definição do que é um diagrama fasorial, e elencar atributos e facilidades observadas nestes diagramas, explicitando como seria um diagrama fasorial para motores de corrente alternada.

Sites sugeridos para pesquisa

• Circuitos Elétricos. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hs5suTq5PdSkV3YUlrbDFJZTA/edit?usp=shar ing>. Acesso em: 6 maio 2013.

• Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hs5suTq5Pdb3RvZzlDTFljZWs/edit?usp=shari ng>. Acesso em: 6 maio 2013.

Passo 4 (Equipe)

Consolidar as informações obtidas em todos os passos das Etapas 1 e 2, concluindo, assim, o Relatório 1, que deverá ser entregue para o professor da disciplina, em data agendada, de acordo com a padronização definida.

Engenharia Mecânica - 6ª Série - Eletricidade Aplicada

Emanuel Benedito de Melo

Pág. 6 de 10

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)



Aula-tema: Transformadores.

Esta atividade é importante para que você e sua equipe possam compreender que o transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, podendo transformar tensões, correntes e ou modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Desenhar um transformador, indicando seus elementos, suas funcionalidades e materiais com que são confeccionados.

Site sugerido para pesquisa

• Transformadores - Teoria. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hs5suTq5PdUXRfenM1LUFxWmc/edit?usp=sh aring>. Acesso em: 18 mar. 2013.

Passo 2 (Aluno)

Explicar qual a o tipo de corrente que viabiliza a operação dos transformadores, e elaborar um mapa conceitual.

Site sugerido para pesquisa

• Transformador – Princípio de funcionamento. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B2Dg6M68CsXMRlZ1YzNhVkplSW8/edit?usp=s haring>. Acesso em: 9 maio 2013.

Passo 3 (Equipe)

Detalhar o funcionamento de um retificador, explicar qual é sua função mediante a corrente demandada pelo transformador, suas funcionalidades e mecanismos.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »