TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletricidade Aplicada

Trabalho Escolar: Atps Eletricidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 1.

A diferença entre a corrente alternada (AC) e corrente continua (DC) é bem simples a corrente continua é constante não se alterna ao longo do tempo e flui em uma direção, como mostra o gráfico abaixo:

Já a corrente alternada cujo valor e a polaridade se modificam ao longo do tempo, sobe e desce continuamente, assim, muda de direção, como mostra o gráfico abaixo:

Assim concluímos que ambos são um fluxo de elétrons.

Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento, alguns deles são:

Geradores luminosos

São sistemas de geração de energia construídos de modo a transformar energia luminosa em energia elétrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica.

Geradores mecânicos

São os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.

Geradores químicos

São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Este tipo de gerador é muito encontrado como baterias e pilhas.

Geradores térmicos

São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente. Quando associados dois, ou mais geradores como pilhas, por exemplo, a tensão e a corrente se comportam da mesma forma como nas associações de resistores, ou seja:

• Associação em série: corrente nominal e tensão é somada.

• Associação em paralelo: corrente é somada e tensão nominal.

Passo 2

Argentina Brasil Paraguai Uruguai Venezuela

220v 50 Hz 110/220 v* 60 Hz 220V 50 Hz 220V 50 Hz 120V 60 Hz

Angola Canada Índia Rússia Hong Kong

220V 50 Hz 120V 60 Hz 220-250V 50Hz 220V 50 Hz 200V 50 Hz

A corrente alternada

É o tipo que corre para a sua casa através das linhas de energia. A razão para isto é simples, é o mais fácil de gerar a partir de centrais de energia convencionais. A corrente alternada é produzida nos geradores que envolvem partes móveis, tais como centrais de carvão de energia, turbinas eólicas e hidrelétricas. Todas estas envolvem uma parte móvel (a turbina em rotação) e é isso que faz com que a energia gerada tornar AC. Simplificando, como a turbina gira ele cria um campo magnético em movimento, o que empurra e puxa os elétrons no fio. Isso faz com que eles se movam para frente e para trás muito rapidamente. Isso gera uma corrente que está mudando constantemente de direção, pelo que é uma corrente AC. O atual segue um padrão de onda senoidal.

A corrente contínua

É o tipo que é gerado a partir de baterias e painéis solares. DC necessidades atuais sejam geradas a partir de uma fonte sem partes móveis. A energia química fornecida dentro de uma bateria empurra os elétrons em uma direção. A corrente produzida, portanto, flui diretamente ao redor do circuito em uma direção. Ao contrário de AC, a corrente permanece a um nível constante.

Desde corrente alternada é usada para transmissão de energia, todos os dispositivos que são plugados em rede eléctrica usar AC. No entanto, muitos destes dispositivos, electrónica, em especial, na verdade, ter um. Construído em conversor AC / DC Isto é porque a electrónica exigem a corrente estável e constante que proporciona DC. A constante de inversão de CA poderia causar problemas em tais dispositivos. Em outros dispositivos, como lâmpadas, não faz muita diferença se eles são alimentados por CA ou CC. Quando uma lâmpada é alimentada por AC, na verdade é constantemente desaparecendo ligado e desligado. Ele faz isso tão rápido que parece estar constantemente. Dispositivos como máquinas de lavar roupa só podem funcionar em AC, como o motor requer uma corrente alternada a girar. No entanto, nos últimos tempos, esta se tornou mais complicado. Enquanto o motor funciona em AC, tela da máquina de lavar e um computador estão rodando em um conversor DC.

AC e DC não podem ser comparadas de forma a dizer abertamente que é melhor do que o outro. Em vez disso, cada um tem suas vantagens e desvantagens distintas. Ambos têm seus usos distintos, e sem eles a maior parte dos dispositivos que dependem de muito simplesmente não funcionar.

Passo 3

As vantagens da utilização de alternadores na produção da energia eléctrica a facilidade de conversão dos níveis de tensão para adequá-los às diferentes etapas da cadeia de energia, e a necessidade de muitos equipamentos terminais serem alimentados em corrente alternada. E algumas das desvantagens como o caso do transporte de grandes quantidades de energia a longa distância em meios ambientes adversos ou quando é necessário efetuar a interligação de dois sistemas a frequência diferente.

Passo 4

Nesta Etapa nos vimos as diferenças de corrente alternada e continua e seus geradores, também vimos as tensões e frequências em diferentes países do mundo e por ultimo vimos as vantagens e desvantagens da transmissão em corrente alternada.

O grupo concluiu que a corrente alterna a tensão se alterna hora ao longo do tempo e a continua não tem variação, e que mesmo com as vantagens e desvantagens da corrente alternada não podemos deixar de utilizar ambas por necessidades do cotidiano e que temos geradores diferentes para a geração de cada uma das correntes e até diferentes tipos de geradores.

Etapa 2

Passo 1

Motor de Corrente Continua

Principais Partes e Componentes de Um Motor de Corrente Continua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com