TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estrutura E Analise Das Demonstrações Financeiras Etapa 2 Passo 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: Atps Estrutura E Analise Das Demonstrações Financeiras Etapa 2 Passo 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 2

PASSO 1 E PASSO 2

Técnicas de análise por índices

A análise das demonstrações financeiras ou contábeis é uma ferramenta essencial à geração de informações sobre o desempenho organizacional, a situação econômico-financeira das empresas e, até mesmo, com relação a seu gerenciamento. tem por objetivo considerar a importância dos indicadores financeiros, na tomada de decisão dentro de uma organização líder no setor petrolífero. O intuito é procurar identificar por meio de Índices de Liquidez, Estrutura e Rentabilidade a saúde financeira da empresa comparando seus desempenhos, medindo a capacidade de pagamento a curto/longo prazo, além da medição da rentabilidade em função dos investimentos e patrimônio líquido. Utiliza-se para este estudo, uma análise exploratória do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).

Índices Financeiros

Os índices financeiros envolvem métodos de cálculo que consistem em relaciona contas ou grupos de contas para analisar e monitorar o desempenho econômico- financeiro de uma empresa, eles constituem o primeiro passo para uma análise financeira da empresa, destinam-se a mostrar as relações entre as contas das demonstrações financeiras, e a apresentar uma ampla visão da situação econômico- financeiro da empresa.

É preciso saber qual ou quais índices utilizar, pois uma boa análise não depende da quantidade de índices, mas sim da capacidade para escolher os necessários e identificar o objetivo da análise.

Existem duas categorias que facilitam a utilização dos índices: as que mostram a situação financeira e a dos mostram a situação econômica.

CATEGORIA DOS ÍNDICES

Situação Financeira Estrutura de capital e liquidez

Situação Econômica Rentabilidade

Índices Financeiros e Econômicos

Estrutura de Capital

O primeiro grupo de índices analisa a estrutura de capital, e o seu cálculo é obtido relacionando as origens de capitais entre si e com o Ativo Permanente.

O capital de terceiros pode ser obtido no Balanço Patrimonial pela seguinte fórmula:

Capital de terceiros = Passivo Circulante + Exigível a longo prazo

Participação de capitais de terceiros (endividamento)

Fórmula:

Capital de terceiros x 100

Passivo Total

Este índice mostra qual a participação de capital de terceiros no total dos recursos obtidos para o financiamento do Ativo.

Composição do endividamento

Fórmula:

Passivo Circulante x 100

Capital de terceiros

Este índice mostra, do total de capital de terceiros, qual é o percentual das dívidas a curto prazo, que estão representadas pelo Passivo Circulante.

Imobilização do Patrimônio Líquido

Fórmula:

Ativo Permanente x 100

Patrimônio Líquido

Neste mostra qual o percentual de comprometimento do capital próprio no Ativo Permanente.

Imobilização dos recursos não correntes:

Fórmula:

Ativo Permanente x 100

Patrimônio Líquido + Exigível a Longo Prazo

Esse mostra a utilização de recursos não correntes na aquisição de Ativo Permanente. Recursos não correntes são recursos a longo prazo.

Liquidez

Os indicadores de liquidez medem a capacidade de a empresa cumprir suas obrigações, ou seja, pagar suas dívidas, assim medindo sua base financeira. Os indicadores são divididos em três índices.

O Índice de Liquidez Geral (ILG) indica quanto à empresa possui em dinheiro, bens e direito, realizáveis a curtos prazos e a longos prazos para fazer face às suas dívidas totais de curto e longo prazos.

Fórmula:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

Quanto maior o ILG melhor é a saúde financeira no curto e longo prazo da empresa.

Analisando esse indicador, subentende-se que, se a empresa fosse parar suas atividades naquele momento, deveria pagar suas dívidas com seu disponível mais seus realizáveis, sem precisar envolver o ativo permanente.

O Índice de Liquidez Corrente (ILC), de acordo com Correia Neto (2007),faz a análise de quanto de dinheiro mais bens e direito realizáveis no próximo exercício em relação a suas obrigações no mesmo período.

Se o ILC for maior que 1, indica que o capital circulante é positivo, se for menor que 1, o capital circulante líquido será negativo, o que implica que a curto prazo a empresa não apresenta liquidez.

Fórmula :

Ativo Circulante

Passivo Circulante

O Índice de Liquidez Seco (ILS) não utiliza o estoque no cálculo desse índice, pois o estoque é a parte do ativo circulante menos líquida. Ele é importante para avaliar a situação de liquidez da empresa sem levar em conta o estoque, assim pode partir do pressuposto que caso o estoque torne-se inutilizável qual seria a possibilidade da empresa saldar suas dívidas com o disponível e duplicatas a receber.

Fórmula ILS :

Ativo Circulante – Estoques

Passivo Circulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com