TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fenomenos

Ensaios: Atps Fenomenos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 3

Observar a Figura 1 e realizar as atividades descritas a seguir

1. Discutir detalhadamente cada item que compõe o tetraedro.

1.1 Composição: Natureza química dos materiais. Observamos as reações químicas do material perante o calor, peso, inflamáveis, etc. Se usarmos o alumínio como um material que será utilizado na confecção da matéria prima podemos ver sua composição através da tabela periódica e a partir de outras literaturas saberemos se é viável ou não sua utilização.

1.2 Microestrutura: A microestrutura de um material compreende as características físicas do material que podem ser observadas através de um microscópio e sua capacidade de ampliação. Pode (e deve) ser analisada em diferentes escalas:

• Estrutura em escala atômica (menor ou igual a nm = 10-9m)

• Nanoestrutura (da ordem de nm)

• Sólidos Amorfos (alguns nm) e Sólidos Cristalinos (~ >100nm

até mm=10-3m)

• Microestrutura (alguns μm = 10-6m até mm)

• Macroestrutura (normalmente igual ou maior que mm)

Siga exemplo abaixo de um protótipo de bloco de motor a base de alumínio fundido, observe as diversas escalas das estruturas seguindo a escala “Macro”.

1.3 Síntese e Processamento: O termo síntese refere-se ao modo como os materiais são feitos, a partir de quais substâncias químicas encontradas na natureza ou sintetizadas pelo homem. O termo processamento diz respeito ao modo como os materiais são transformados em componentes úteis e com propriedades adequadas, como o alumínio foi o material escolhido para a fabricação do vasilhame, mostraremos a seguir como é o processo de síntese e processamento do alumínio.

1.4 A síntese e processamento para a obtenção do alumínio têm três etapas:

• obtenção do minério (bauxita);

• obtenção da alumina;

• obtenção do alumínio.

Obtenção do minério:

Como já dissemos aqui, o minério do qual se obtém o alumínio se chama bauxita. E esse minério foi formado pela decomposição, isto é, a separação em pequenas partículas, de rochas alcalinas. Essa decomposição foi causada pela chuva que se infiltrou na rocha durante milhões de anos. Como resultado as rochas se transformaram em uma argila, ou seja, um tipo de terra, composta principalmente de óxido de alumínio hidratado (alumina) misturado com óxido de ferro, sílica, titânio e outras impurezas. A proporção de alumina, nessa argila, fica entre 40 e 60%. Antes do início da mineração, a terra e a vegetação acumuladas sobre o depósito de bauxita são retiradas com o auxílio de maquinários, em seguida, o minério é retirado com o auxílio de retroescavadeiras e transportado por caminhões até à área de armazenamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com