TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Final - Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Atps Final - Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Pólo Recife – Pernambuco

Disciplina: Gestão Publica

Professora: Albaniza Irani Sales

Atividade pratica supervisionada apresenta ao curso de gestão pública da Universidade Anhanguera. Como requisito para avaliação da disciplina Gestão Público, ata abstenção e atribuição de nota da atividade avaliativa.

RECIFE – PE

2014

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Pólo Recife – Pernambuco

Curso Gestão Publica Período Letivo 2014

Semestre 3° semestre Disciplina Administração Publica

Tutor Presencial Prof° Albaniza Irani Sales

Professor EAD Prof°MSC. Mõnica Satolani

Aluno(a) Jacqueline Roberto de Souza

Jean Ferreira da Silva

Francisco de Assis Pereira

Suely Madeira da Silva Gomes

Maria Valéria da Silva Ra:7532651079

R:436247

Ra:408649

Ra:443320

Ra:436475

PRINCIPAIS CONCEITOS DE CONTABILIDADE

Para Ribeiro (2003, p.19) “a contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas”.

Na visão de Sá (1998, p. 42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”.

Já Marion (2008, p.23) define a contabilidade como sendo o instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. O autor afirma também que a contabilidade coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

“A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais.” (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - Resolução n.º 774/1994).

Basicamente, a contabilidade enquanto ciência social, tem como função estudar a ação do homem sobre o patrimônio. Tal estudo tem a função de demonstrar de forma tempestiva e fidedigna as alterações ocorridas ao longo do tempo de forma que se conheça a exata aposição patrimônio de uma pessoa ou de uma empresa ou ainda de qualquer outro tipo de ente cujo patrimônio possa ser objeto de estudo da contabilidade.

2 – objetivo da contabilidade

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Resolução n.º 774, de 16.12.1994, item 1.4, a Contabilidade tem por objetivo:

(...) prover os usuários com informações sobre aspectos de naturezas econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Cita-se ainda como objetivo da contabilidade o de gerar informações sobre o patrimônio e o desempenho das entidades, a fim de reduzir as assimetrias informacionais, que consiste nos diferentes níveis de conhecimento que os usuários podem ter de um mesmo assunto, além de e auxiliar os processos de planejamento, execução e controle.

A contabilidade pode ser considerada ainda uma “ferramenta” que gera informações úteis ao processo decisório a fim de eu seus usuário possam tomar decisões embasadas na real situação patrimonial.

3 – quem são os usuários da contabilidade

Usuário é todo aquele que necessita da informação contabill para tomada de decisão.

O tipo de informação requerida tem relação direta com o objetivo do usuário, ou seja, na decisão quanto a investimentos, financiamentos, distribuição de resultados, preço, mix de produtos, entre outros, existe uma demanda diferenciada de informações contábeis.

Pode-se citar como usuários mais comuns da contabilidade:

* Proprietários: retorno do capital comparado com o risco, valorização da empresa, lucro e dividendos.

* Administradores: retorno do capital e do ativo, otimização dos gastos realizados e das decisões futuras, lucratividade do mix de produtos, participação nos lucros.

* Financiadores: capacidade de pagamento, grau de endividamento.

* Governo (fisco): tributação e arrecadação de impostos, taxas e contribuições.

* Governo (regulador): avaliação de empresas reguladas e formulação de diretrizes da política econômica.

* Governo (justiça): identificação de fraudes, decisão sobre falência e reestruturação, decisão sobre reajuste salarial (dissídio coletivo) etc.

* Acionista Minoritário: fluxo regular de dividendos.

* Empregados: capacidade de pagamento dos salários, perspectivas de crescimento, participação nos lucros.

* Clientes: garantia dos produtos (bens e serviços), respeito o meio ambiente e a sociedade como um todo.

* Fornecedores: análise de crédito, capacidade de aumentar as compras.

4 – porque a contabilidade é importante para toda empresa?

A Contabilidade sinaliza problemas de: pagamento aos financiadores, recebimento dos clientes, despesas em excesso com empregados ou encargos financeiros, ociosidade do parque fabril etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com