TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Custo Logisticoc

Pesquisas Acadêmicas: Atps Gestao De Custo Logisticoc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  4.858 Palavras (20 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.

CAMPINAS 2013

INTRODUÇÃO.

Para planejar, organizar, dirigir e controlar é necessário produzir bem, para que possamos atender os requisitos de eficiência . A produção necessita repousar em um sistema de planejamento, programação e controle confiável.Há muitas atividades a serem planejadas, organizadas e coordenadas para que a produção venha a ser da melhor maneira possível.

A complexidade do sistema produtivo exige necessariamente um esquema de planejamento e controle, pois as empresas jamais produzem ao acaso e nem funcionam de maneira improvisada. Para atingir seus objetivos e aplicar seus recursos, é necessário, planejar, programar e controlar ordenadamente.

A importância do PPCP para a empresa.

As organizações de bens ou serviços que não estão inovando e adaptando seus sistemas administrativos em busca de uma melhora contínua da produtividade estão perdendo espaço em um mercado cada vez mais competitivo. A velha estratégia da produção em massa, sucesso no inicio do século XX, já não é mais válida.

Uma empresa moderna com alta competitividade no mercado possui um sistema flexível de produção, com rapidez no projeto e implementação de novos produtos, com baixo tempo de aprovisionamento e estoques reduzidos que atendam a necessidades dos clientes. Desta forma o planejamento, programação e controle da produção têm papel fundamental no sucesso organizacional.

EXEMPLO.

Imagine a sensação de que, neste exato instante em que você está lendo este texto, seja 6ª Feira.

Final de mais uma semana e... IHA!... Do expediente... É um momento especial, concorda?

Quem não gosta de saber que, por apenas estar na 6ª. Feira, abre-se uma expectativa de que nos próximos dois dias você poderá se dedicar a atividades que bem entender e escolher, ou simplesmente não fazer nada.

Confesse, é uma deliciosa, relaxante e cá entre nós, merecida sensação!

Adoramos quando chegamos ao final de algo.

Sentimos-nos vitoriosos.

E ficamos mais satisfeitos ainda quando, ao rememorar os eventos que aconteceram durante a semana que esta prestes a terminar, descobrir que colhemos os frutos que vieram amadurecendo, foi cuidadosamente acompanhada, tratada, alguns ainda não chegaram ao ponto e outros, infelizmente tiveram que ser descartados.

Sentimos uma dose de orgulho pelos resultados alcançados.

E mais ainda, quando não somente aquilo que planejamos foi realizado, mas houve superação.

Pois somos assim.

Muito bom, não é mesmo?

E assim também é a razão de ser do PPCP.

Cujo objetivo é ser o maestro da orquestra ou o cérebro de sua empresa.

E popularmente conhecido como PCP.

Um desafio que merece ser adotado pelas empresas, particularmente aquelas que produzem bens e serviços.

Um desafio que requer muita fibra, força de vontade, tenacidade e mais do que tudo, sabedoria para se comunicar e firmeza em superar adversidades, das mais simples até aquela considerada impossível (para os outros, claro!).

O mais incrível do PPCP é que ele não produz absolutamente nada de concreto!

O PPCP simplesmente une e trata os principais elementos que fluem em sua empresa: Informação, Produtos, Serviços e Documentos.

E busca oferecer as melhores alternativas possíveis para que eles atendam aos prazos combinados.

Como sempre digo... Simples e difícil!

E, no entanto, uma vez adotado, implantado e em plena operação, torna-se elemento chave para que se possam atingir as metas e os objetivos de Produção, Vendas, Estoques e Mercado e tornar a orquestra (pois, como disse, ele é o maestro de sua empresa) afinada em ritmo, timbre, balanço e harmonia.

A orquestra abrange tanto a produção (o local aonde se faz dinheiro) como compras, vendas, almoxarifado, TIC, qualidade e todos os demais departamentos que estão diretamente envolvidos com aquele fluir.

Porém, para que possa alcançar este status, algumas recomendações básicas e fundamentais são necessárias:

- a diretoria precisa acreditar que é chegada a hora

- a diretoria deve estar disposta a encarar este desafio

- a diretoria vai oferecer todos os recursos necessários

- a diretoria quer colher no futuro melhores resultados!

Exatamente isto!

Se a diretoria não estiver preparada para acompanhar e apoiar, esqueça!

Uma vez que as recomendações acima sejam seguidas, pode-se dar início, sem temor de encontrar um gosto amargo, e assim, tornar sua empresa um fluir que pensa com um cérebro só, com uma orquestra afiada e afinada e o saudável desafio de viver todo dia como se fosse uma 6ª. Feira.

Em minha opinião, a importância do ppcp, para uma empresa é o planejamento geral da mesma, entre produção, almoxarifado, vendas, compras entre outros, o ppcp é implantado para organizar esses setores e fazer o controle para eles trabalharem com mais objetividade, com menos perda de tempo, produto e recursos possíveis. (Sendo assim realmente o celebro da empresa.).

O PCP - Planejamento e Controle da Produção consistem em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com ínicio e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com