TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matemática Aplicada Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: Atps Matemática Aplicada Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 –

Passo 1 (Aluno) : Ler o capítulo 2 – Função do 1º Grau do livro texto ou outras fontes de sua preferência, focando a leitura na caracterização da função do primeiro grau e em aplicações e fazer um resumo, com no máximo três laudas, como embasamento teórico para a realização dos demais passos dessa etapa.

Importância das Funções

O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias: nas engenharias, no cálculo estatístico de animais em extinção, etc.

O significado de função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume. A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática em outras ciências, como a física e a química.

Na matemática, o estudo de função é dividido basicamente em:

Características, tipos e elementos de uma função.

• Função do primeiro grau.

• Função do segundo grau.

Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo:

Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente.

Para que esse gráfico tome forma é necessário que essa relação, comparação, seja representada em uma função na forma algébrica.

Para dar início ao estudo de função é necessário o conhecimento de equações, pois todo o desenvolvimento algébrico de uma função é resolvido através de equações.

Passo 2 (Equipe) Considerar o seguinte problema: o custo para a produção de determinado produto em uma indústria, depende da quantidade a ser produzida. Em Murolo (2012), temos um exemplo dado pela tabela 2.1 da página 20, que dá o custo em função da quantidade para a produção de camisetas:

Quantidade

(q) 0 5 10

20 50 100

Custo (C)

($) 100 110 120 140 200 300

Passo 3 (Equipe)

Realizar as seguintes tarefas:

• Modelar o custo em função da quantidade produzida e dar a expressão que a

representa;

C(q) = 2.q + n

300 = 2.100 + n

300 – 200 = n

100 = n

A expressão que representa o custo é:

C(q) = 2.q +100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com