TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Multi Ii

Artigos Científicos: Atps Multi Ii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PEDAGOGIA –PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

PROJETO MULTIDISPLINAR I

CECILIA GODINHO

SOROCABA

2014

Edileusa de Oliveira Santos RA: 7304546384

Elaine Cristina dos santos RA: 7304544694

Lourdes Augusto Camolesi RA: 8346775642

Maria Zilda Trontino Ribeiro Batista RA: 8321774554

Mônica Lima Rodrigues RA: 6950360788

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Trabalho de Projeto Multidisciplinar I para o curso de Pedagogia apresentado à Faculdade Anhanguera requisito parcial para à obtenção de título Licenciatura em Pedagogia.

Tutor Presencial: Cecilia Godinho

SOROCABA

2014

Edileusa de Oliveira Santos RA: 7304546384

Elaine Cristina dos santos RA: 7304544694

Lourdes Augusto Camolesi RA: 8346775642

Maria Zilda Trontino Ribeiro Batista RA: 8321774554

Mônica Lima Rodrigues RA: 6950360788

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Trabalho de Projeto Multidisciplinar I e da Educação para o curso de Pedagogia apresentado à Faculdade Anhanguera requisito parcial para à obtenção de título Licenciatura em Pedagogia.

Tutor Presencial: Cecilia Godinho

Sorocaba, 05 de Junho de 2014.

Tutora a Distância: Ma. Glauce Soares Casimiro

Conteúdo

Introdução 1

1 – Elaboração de um projeto Educativo em tópicos 2

2 - -Projeto multidisciplinar............................................................................................3

3.- . Definição dos objetivos específicos.........................................................................5

4.-. Esboço.........................................................................................................................7

Conclusão 11

Referências Bibliográficas: 12

Introdução

Todo trabalho de pesquisa surge da necessidade de encontrar respostas para questionamentos que surgem sobre um determinado tema, seja na nossa atuação profissional, ou não. Este trabalho tem como objetivo investigarmos qual é a concepção que uma equipe multidisciplinar tem sobre a função do pedagogo em uma equipe atuando na educação especial. Com o progresso da sociedade novas áreas de atuação profissional surgiram e diante da diversidade de possibilidades que se apresentam consideramos importante esta pesquisa porque na minha prática profissional temos observado a falta de clareza quantoa atuação do especialista na educação especial, bem como até a confusão de identidade dos próprios pedagogos envolvidos nesse processo. Observamos que, numa equipe multidisciplinar, os pedagogos acabam tendo sua opinião pouco valorizada, e no momento de se definir um plano para o aluno com necessidades especiais, o que prevalece são as orientações vindas do psicólogo, da assistente social e fonoaudióloga, ficando em segundo plano o atendimento das necessidades educacionais do aluno, já que não existe um projeto político pedagógico bem definido, porque o político às vezes prevalece sobre o pedagógico.

1 – Elaboração de um projeto Educativo em tópicos

Para a elaboração de um bom projeto é necessário que o grupo estabeleça datas, isto é, um prazo, a partir dessas elaborações o grupo poderá formar um projeto de maneira mais organizada. Para isso sugerimos essas etapas:

Etapas

1. Definição do tema; primeiramente a equipe deve definir um tema para o projeto.

2. Definição dos objetivos gerais; é preciso definir os objetivos gerais do projeto, isto é, o que o projeto vai mudar na escola, o que a escola pretende alcançar com esse projeto.

3. Definição dos objetivos específicos; esses são os objetivos mais detalhados, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

4. O Projeto e a proposta pedagógica da escola; o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.

5. Justificativa; A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto. É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola.

6. Metodologia; Em especial, é necessário que ela seja, colaborativa, integrativa, multidisciplinar, abrangente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com