TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Paradigmas

Trabalho Universitário: Atps Paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

1. ESPECIFICAÇÃO DE LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL

Especificação formal da linguagem proposta, utilizando EBNF, apresentação da tabela dos tokens que serão utilizados.

1.1 PASCAL

Pascal é uma linguagem de programação estruturada, teve este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal, onde foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, com o objetivo de encorajar o uso de código estruturado.

1.1.1 HISTÓRIA

A linguagem de programação PASCAL foi criada para ser uma ferramenta educacional, dando inicio na década de 70 pelo Prof. Niklaus Wirth do Technical University em Zurique.

PASCAL foi criada com base em algumas linguagens estruturadas que já existiam, ALGOL e PLI, buscando facilitar ao Maximo seu aprendizado. A universidade da Califórnia, San Diego, em 1973 adotou a linguagem PASCAL onde apartir dai passou a ter mais popularidade.

Em suas primeiras implementações eram necessários vários passos para se obter um programa executável. Para a compilação da linguagem PASCAL era necessário escrever o programa em um editor de texto, depois compilá-lo, “lincá-lo” e montá-lo, e quando era preciso fazer uma manutenção, todos os passos para a criação de um programa executável deveriam ser refeitos.

No ano de 1983 a Soft-house americana Borland Internacional lança o TURBO PASCAL para microcomputadores, aliado ao lançamento do TURBO. Também neste mesmo período, houve um grande crescimento no mercado de microcomputadores.

O TURBO PASCAL em um único ambiente ele consegue colocar um editor de textos, parecido com o WordStar e o SideKick, um código fonte que está ligado a um sistema que detecta erros, um compilador que executa 1 passo por vez, o que faz dele bastante veloz, e tendo como desvantagem que somente um erro será apresentado por vez, e tem também um “linkador” que permite a ligação do programa PASCAL com objetos, mesmos aqueles que foram gerados por outras linguagens.

1.1.2 CARACTERÍSTICAS

Embora a linguagem Pascal ofereça uma variedade de tipos de dados predefinidos (integer, real, boolean, char, etc.), nem sempre os tipos de dados disponíveis na linguagem atendem perfeitamente às necessidades do programa. Uma característica da linguagem Pascal é a possibilidade que o programador tem de declarar seus próprios tipos de dados. Uma vez criado o novo tipo, pode-se declarar quantas variáveis quiser do tipo criado.Usa-se a palavra reservada Type para declarar um tipo de dado definido pelo programador. A seção Type é declarada antes da seção Var, pois na seção Var pode-se declarar as variáveis que pertencem aos tipos padrão e aos tipos definidos pelo usuário.

1.1.3 CÓDIGOS

Exemplos:

Programa para Escrever na tela

program EscreverNaTela;

begin

writeln('Isso será escrito na tela');

end.

Números Perfeitos

program numerosPerfeitos;

uses crt;

var

s abaixo de');

Readln(ate);

repeat

x := x + 1;

soma := 0;

for i := 1 to x - 1 do

begin

if x mod i = 0 then

soma := soma + i;

end;

if soma = x then

begin

writeln(x);

end;

until (x > ate);

writeln('Pressione qualquer tecla para finalizar…');

readkey;

end.

1.1 C

A linguagem C nada mais é do que uma linguagem de sintaxe simples e elegante que permite rápido entendimento por um programador iniciante. Desde quando a linguagem C foi criada, ela vem se tornando uma linguagem popular entre programadores profissionais e iniciantes.

1.2.4 HISTÓRIA

A primeira versão da linguagem C foi criada em 1972, por Dennis Ritchie nos laboratórios Bell para ser incluído como um dos softwares a serem distribuídos juntamente com o sistema operacional Unix do computador PDP-11, na equipe certificada por Ken Thompson.

Durante muito tempo C foi distribuído com a versão 5 do UNIX, isso aliado ao fato de que umcódigo que foi produzido em uma determinada maquina poderia ser recompilada em uma outra máquina. Isso fez com que C se torna-se popular, tornando necessária uma padronização, que veio a ocorrer em 1983, quando foi estabelecido um padrão pelo ANSI ( American national standard insitute).

1.2.5 CARACTERÍSTICAS

É uma linguagem estruturada onde utiliza-se funções, construções de laço, indentação, blocos de código. Uma das principais característica de uma linguagem estruturada é a compartimentalização de códigos e dados, ou seja, conseguir dividir e esconder do programa todas as informações para realizar uma tarefa especifica.

A linguagem C é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada, os programas que são compilados em C se tornam programas executáveis.

Linguagem C também compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, permitindo acesso e programação direta do microprocessador. Alem de ser uma linguagem simples e de grande portabilidade, o compilador C consegue gerar códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens. A linguagem C também consegue combinar elementos de uma linguagem de alto nível com a funcionalidade do assembley.

1.2.6 CÓDIGO

Exemplos:

Soma de 2 números

#include<stdio.h>

void main()

{

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com