TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PARADIGMAS

Ensaios: ATPS PARADIGMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A PwC, PricewaterhouseCoopers, presta diversos serviços entre eles a auditoria e o outsourcing, para o qual possui o seguinte conceito “há mudanças que podemos fazer sozinhos; para as demais, necessitamos de profissionais especializados”.

Considere a seguinte situação hipotética: a PwC foi contrata para auditar os processos de uma importante fábrica de software e no momento está com sua equipe de profissionais de TI atuando em outros projetos importantes. Tendo em vista que a empresa presta e conhece bem os benefícios do outsourcing, ela fará uma avaliação de parceiros que possam atuar nesse projeto de auditoria.

A seleção da equipe ou empresa parceira será feita pela análise de desempenho dos profissionais em questões relativas aos paradigmas de linguagem de programação. Isso ocorrerá porque uma das tarefas na auditoria será avaliar se as linguagens utilizadas para o desenvolvimento dos diversos aplicativos estão adequadas as suas finalidades.

Considerar que você e sua equipe estão participando desse processo seletivo que compreenderá na elaboração das atividades previstas nas etapas desse desafio que serão avaliadas pelo professor da disciplina, compondo a nota final dessa atividade.  

1. ETAPA 1

1.1. Relatório 1 – Critérios de avaliação das linguagens de programação

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas, notações utilizadas pelo programador para especificar ações a serem executados por um computador e semânticas, que são determinadas como linguagens de computação que compreendem um conjunto de conceitos que um programador usa para resolver problemas de programação.. Nota Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

1.1.1. Análise de Linguagem sintática

A análise sintática transforma um texto na entrada em uma estrutura de dados, em geral uma árvore, o que é conveniente para processamento posterior e captura a hierarquia implícita desta entrada. Através da análise léxica é obtido um grupo de tokens,

O analisador pode ser um algoritmo ou um programa de computador que realiza essa tarefa de duas formas Top-down (descendente), o analisador inicia dos maiores elementos e os quebra em elementos menores ou Bottom-up (Ascendente), o analisador tentar localizar os elementos mais básicos, e então elementos maiores que contêm os elementos mais básicos

1.1.2. Critérios de avaliação de linguagens

Os critérios de avaliação de linguagem são determinados de acordo com as necessidades do programador como de facilidade de leitura, capacidade de escritas de códigos e a confiabilidade ao programa desenvolvido.

Legibilidade

Esta relacionada na facilidade de leitura dos códigos. Quanto mais fácil for conseguir ler o programa, mais fácil será entender o código e também descobrir erros na programação. Uma LP com baixa legibilidade torna o seu aprendizado mais difícil.

Legibilidade (Readability)

Simplicidade global:

Linguagens com um pequeno número de componentes básicos são mais fáceis de aprender e multiplicidade de recursos (mais de uma maneira para realizar uma operação particular). A Sobrecarga (overloading) de um operador, ou seja, um único símbolo possui mais de um significado.

Um exemplo em C para incrementar uma variável inteira simples:

cont = cont +1

cont += 1

cont++

++cont

Capacidade de Escrita (Writability)

Simplicidade e ortogonalidade :

Um código com boa capacidade de escrita é determinada quando há poucos construtores, um pequeno número de primitivas, um pequeno conjunto de regras para combiná-los. Contém também o que chamamos de Suporte para abstração: A capacidade de definir e de usar estruturas ou operações complexas de maneira que permita ignorar muitos dos detalhes.Outra característica é a Expressividade que é um conjunto relativamente conveniente de maneiras de especificar operadores.

Exemplos:

count++

é mais conveniente do que

count = count + 1

a inclusão do "for" em muitas linguagens modernas.

Confiabilidade (Reliability)

A Verificação de tipos é quando é feito o teste para avaliar as condições da linguagem e os erros de tipos. Há também a Manipulação de Exceções que proporcina a linguagem a capacidade de interceptar erros em tempo de execução e por em prática medidas corretivas. Os chamados Apelidos (Aliasing) nesse critério de avaliação é quando há a presença de dois ou mais métodos, ou nomes, distintos que referenciam a mesma célula de memória.Uma linguagem que não suporta maneiras naturais de expressar os algoritmos usará, necessariamente, abordagens não-naturais. Assim, a legibilidade será reduzida. A legibilidade afeta a confiabilidade tanto na escrita quanto na manutenção.

2. ETAPA 2

2.1. Relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com