TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps etapa 1 e 2

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Logística empresarial surgiu com a importância da redução  de custos nas empresas e no maior valor que se dá hoje ao atendimento das necessidades dos clientes.  Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, antecipando e preparando-se para prováveis problemas que possa vir a enfrentar.  Adicionando-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é de que as empresas estejam preparadas para enfrentar as realidades desse novo desafio.

Com este estudo visa-se oferecer ferramentas para facilitar o entendimento destes problemas, como antecipar-se à eles e de que forma achar soluções viáveis.  Analisando uma empresa específica serão abordados os temas relevantes que podem influenciar diretamente em toda a cadeia produtiva, pontuando suas dificuldades e oferecendo maneiras de facilitar a resolução dos problemas.

ETAPA 1  

  Relatório da empresa, desenho da rede logística e resumo sobre vantagens competitivas.

A organização escolhida para esta parte é uma empresa que atua no ramo comercial, trata-se de uma distribuidora de alimentos, nomeada pela razão social Broetto e Dallacort Distribuidora de produtos alimentícios Ltda, com o nome fantasia de ALIMENTU’S. Esta empresa trabalha na distribuição de diversas marcas de produtos, passando por bebidas, guloseimas, biscoitos, etc.  Atualmente distribui exclusivamente para parte da região norte e sul do estado do Rio Grande do Sul, com grandes marcas como; Yoki, Arcor, Adams, Nestlé, Ades e Danone.

A empresa Alimentu´s encontra-se  na cidade de Passo Fundo/RS, na rua Nino Machado, 150 , bairro São Cristóvão.  Com 10 anos de história, a empresa conta com um quadro de 30 colaboradores, entre eles, representantes, motoristas, promotores, expedição e setor administrativo.

A empresa é administrada unicamente pelo casal proprietário Rodrigo e Cristiane, no qual tem contato direto com todos colaboradores, fazendo com que a organização tenha uma cultura em um ambiente tranquilo e familiar para se trabalhar.  Seu público alvo é o comércio varejista, voltado também para o comércio atacadista.

 A visão da organização é de ser uma empresa fornecedora de produtos com qualidade superior para a área alimentícia, e outras a que possa servir.  Atender a cada cliente de maneira única e direcionada, visando à solução ideal para cada situação, a empresa também prioriza a satisfação de clientes e fornecedores, o foco maior é fazer com que os colaboradores tenham prazer em trabalhar na empresa.

Sua missão é ser uma empresa competitiva, que atenda e supere as exigências impostas pelo mercado, capaz de assegurar o desenvolvimento através da participação ativa de seus colaboradores, clientes e fornecedores e aprimorar cada vez mais o padrão de distribuição com objetivo de atender todos os estabelecimentos comerciais que se encontram nessa área de atuação.

O contato da equipe na empresa se chama Gabriel Dallacorte. O mesmo é gestor de logística e graduado nessa função.

A seguir, segue o desenho da Rede Logística da empresa:

ALIMENTU’S distribuidora de produtos alimentícios.

A Logística da empresa é de modelo empurrado, ou seja, primeiramente compra os produtos do fabricante enchendo assim seu estoque, e após isso revende as mercadorias obtendo seus lucros.  A rede Logística da empresa consiste em comprar os produtos alimentícios das indústrias, em seguida, recebe as mercadorias e as armazena. Com os produtos devidamente armazenados, segue então o processo de venda dos mesmos, seja para atacadistas, ou para varejistas. Finalizada a venda, segue o processo de separação e carregamento das mercadorias sendo posteriormente entregue ao cliente que fará um processo interno específico até chegar ao cliente final.

Vantagens competitivas identificadas na empresa

A empresa selecionada trabalha com o modelo empurrado, porém, conta com uma logística eficaz, assim controlando com eficiência seu estoque de produtos alimentícios. Além do controle de validade, avarias, trocas, a empresa consegue fazer seus produtos girarem com rapidez e facilidade, começando pela logística bem elaborada, a empresa ainda tem um plus de vantagem que são os produtos oferecidos, as vendas acabam sendo feitas com agilidade e segurança, pois produtos como guloseimas, biscoitos e bebidas tem o giro normalmente mais rápido.

Partindo desta premissa, podemos afirmar que a organização da cadeia logística da empresa faz com que ela se supere e se destaque cada vez mais no mercado.

A empresa Alimentu´s tem um preço competitivo no mercado, mas além disso o que atrai e fideliza os clientes é a praticidade que ela oferece desde a visita do representante no estabelecimento para a efetivação da venda, até o momento da entrega eficaz e padronizada da mercadoria.

 Embora a empresa trabalhe com marcas que são comercializadas em outros estabelecimentos como exemplo (Yoki, Arcor, Adams, Nestlé, Ades e Danone etc) a Alimentu´s se destaca por ter a logística do frete e entrega do produto na porta do cliente, e sempre com pontualidade e segurança, o que torna um diferencial competitivo de extrema importância para a empresa. Assim sendo, o cliente que priva por qualidade e segurança prefere em algum momento desembolsar maior valor para compra, porém ter a garantia do produto entregue com responsabilidade e segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com