TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contabil Atps Anhanguera Etapa 1

Artigo: Auditoria Contabil Atps Anhanguera Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 4

AUDITORIA

ETAPA 1 - Conceitos Básicos de Auditoria; Aspectos Conceituais.

A Auditoria é a analise de documentos, livros contábeis, registros, além da realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, relacionado os dados com o controle do patrimônio da entidade auditada. Têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis referes aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

A função do auditor é examinar sistematicamente as atividades desenvolvidas em uma empresa, o seu objetivo é averiguar se esses procedimentos estão de acordo com o que foi planejado e estabelecido, se estão sendo executados com eficácia. As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna.

A auditoria interna é aquela executada por profissionais, geralmente são funcionários da própria empresa auditada, ou empresas que possuem vínculo ou subordinação com esta, com o objetivo principal de auxiliar a entidade a atingir suas metas, por meio de uma avaliação do seu sistema de controle interno. Compreendem os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

A auditoria externa é representada por um profissional independente que analisa as demonstrações contábeis da empresa e emite uma opinião do que foi analisada. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais. As principais empresas de auditoria são Deloitte, PricewaterhouseCoopers, KPMG, Ernst & Young, entre outras. São variados os motivos que impulsionam uma empresa a fazer uso dos serviços de auditoria. As determinações legais são um dos mais importantes e constam da Lei 6404/76 (lei das sociedades anônimas por ações) que estabelece que companhias abertas devam ser auditadas por auditores independentes.

Trabalhos executados pela Auditoria Interna x Auditoria Externa

Auditoria Interna Auditoria Externa

Vinculo Empregatício Não possui vinculo empregatício

Menor Independência Maior Independência

Conferencia se a empresa está de acordo com as normas. Trabalha por amostragem, ou seja, menor volume de testes.

Realização de maior volume de testes. Confere se as DFs andam de acordo com os princípios contábeis.

Entender as necessidades da administração da empresa. As revisões são continuas. As informações comprobatórias das DFs são periódica, geralmente semestral ou anual.

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das DFs.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as DFs.

Atuação do profissional fica disposta somente a empresa. Atuação do profissional fica disposta a empresa e o público em geral.

A profissão decorre de normas estatutárias ou administrativas. A profissão decorre de dispositivos legais.

Proteção dos Ativos. Relatório principal é o parecer.

Assegurar através de documentos que transações que envolvam os bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, receitas e despesas foram devidamente aprovadas. Assegurar através de documentos que transações que envolvam os bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, receitas e despesas foram devidamente aprovadas.

Caso:

“A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a ‘Banco Conta Movimento’.

Efetuar a conciliação bancária da Cia. Alfa S.A. de acordo com a seguinte descrição:

“Durante o exame dos documentos comprobatórios das transações com o banco no qual a ‘Cia. Alfa’ mantém conta corrente, vocês fizeram as seguintes notas referentes a diversos itens fora do comum:

• Os cheques n.ºs 11.708 e 11.709, incluídos no extrato do mês de dezembro, foram por vocês examinados e localizados no razão analítico do mês de novembro.

• O cheque n.º 11.715 foi emitido para adiantamento de salário a um funcionário; entretanto, a ‘Cia. Alfa’ esqueceu-se de efetuar registro no razão analítico.

• O depósito de R$ 12.000,00 em 28/12/2002 foi creditado pelo banco indevidamente na conta corrente da ‘Cia Alfa’, já que pertencia a outra companhia.

• Os cheques n.ºs 11.717, 11.721 e 11.722 e o depósito de R$ 11.000,00 efetuados em 31/12/2002 foram apresentados no extrato em 2/01/2003.”

RAZÃO ANALÍTICO

DATA HISTÓRICO DÉBITO CRÉD. SALDO

30/11/X2 SALDO TRANSPORTADO 100.100

01/12/X2 CH. Nº 11.711 6.100 94.000

CH. Nº 11.712 5.000 89.000

02/12/X2 DEPÓSITO 8.000 97.000

CH. Nº 11.713 4.000 93.000

CH. Nº 11.714 3.000 90.000

20/12/X2 DEPÓSITO 6.000 96.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com