TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria De Sistemas

Casos: Auditoria De Sistemas. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2012  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

AUDITORIA DE SISTEMAS

1. INTRODUÇÃO

A segurança é, hoje, um dos maiores problemas enfrentados pelas indústrias e redes bancárias.

A solução é assegurar a permanente exatidão e proteção dos bens e serviços existentes em todas as áreas da empresa. Para tanto, torna-se necessário que as medidas de controle e segurança de sistemas sejam sistematicamente revisadas e avaliadas por um auditor independente.

A auditoria de sistemas avalia o ambiente de processamento de dados para identificar e avaliar os possíveis riscos (erros, falhas, irregularidades, ineficiência, etc.) que estejam ocorrendo, ou que possam ocorrer, e faz recomendações para correção e melhoria dos controles internos para diminuição dos riscos levantados.

A maioria das atividades nas empresas está vinculada direta ou indiretamente ao processamento eletrônico de dados. A complexidade das atividades de uma empresa leva à criação de auditorias especializadas.

1.1. Sistema de informação

Podemos dividir os componentes fundamentais de uma organização em três: decisão, informação e operação, que em sentido amplo se designam por processadores devido a sua estrutura ativa e relacionada. O processador decisorial compreende todo o conjunto que produz decisão. O processador operacional identifica todas as ações de produção e processador de informação engloba todas as atividades relativas à informação e está sempre situado entre os dois. Podemos dizer que o subsistema de informação inclui todos os componentes humanos e materiais que participam na memorização, processamento e difusão da informação. Uma organização sem sistema de informação é um ser inerte, não funciona nem existe, os seus componentes de decisão não podem comunicar com os componentes de operação, não entram recursos nem saem produtos, porque ninguém dispõe de informação para agir. É por isso que o subsistema de informação se torna fundamental no funcionamento e evolução das organizações.

1.2. Auditoria de sistemas

Auditoria de sistemas é uma atividade voltada à avaliação dos procedimentos de controle e segurança vinculados ao processamento das informações. Tem como funções: documentar, avaliar e monitorar sistemas de controle legais, gerencias de aplicação e operacionais. Os instrumentos para desempenhar tais funções podem variar do uso da auditoria de software ao uso habilidoso de técnicas de entrevistas.

A auditoria de sistemas objetiva certificar-se que:

• as informações são corretas e oportunas;

• existe um processamento adequado das operações;

• as informações estão protegidas contra fraudes;

• existe proteção das instalações e equipamentos;

• existe a proteção contra situações de emergência (paralisação de processamento, perda de arquivos, inundações, incêndios, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com