TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-Tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Aula-Tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

1. O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Como dito no artigo, a sustentabilidade em sua essência, não deve ter apenas “três folhas”, mas cinco, que são elas:

• Ambiental: Propôe para que consumimos e produzimos de modo que não prejudicamos o meio ambiente. Podemos utilizar na parte econômica e também para a qualidade de vida das pessoas, mas garantindo que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de resistência.

• Econômica: Supõe para que utilizamos de forma consciente os recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente, e para que não haja escassez. E nos propôs para aprendermos apenas a utilizar os recursos naturais, sem muito exagero, ao invés de ficarmos usando os recursos de energia fósseis (carvão, petróleo e gás), aumentando a econômia sem prejudicar o planeta.

• Social: Propõe que todos os cidadãos tenham uma vida digna e que utilizem os recursos naturais sem prejudicar os outros, erradicando assim a pobreza, ou seja deseja implementar a justiça social.

• Política: Ver o que é melhor para a sociedade, acabando com esses conflitos de interesses. Ter uma política limpa e sem violência, com um simples dialógo entre todos. Propondo uma mudança para o bem comum de todos os cidadãos. Cuidar melhor do planeta e das vidas existentes, para que as próximas gerações possam ter condições de qualidade de vida próxima da que temos hoje em dia, através de propostas políticas de conscientização.

• Cultural: Mudar a forma de pensar e agir, ou seja, mudar o padrão de consumo e estilo de vida (valores e comportamentos). Tem que dar valor ao produto e valor por poder usufruir ele, priorizando a não degradação do meio ambiente. Enfim, ela estimula novas formas de viver e a adoção de novas tecnologias que não prejudiquem o planeta.

2. Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

 Ambiental, econômica e social

3. De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

As condições de vida atuais e futuras não estão ameaçadas somente por causa do aquecimento global, mas também pelo modo de produção e consumo exagerado, dos recursos naturais. Então foram criadas três respostas a crise ambiental, além do desenvolvimento sustentável. Que são:

• A primeira é a tecnológica, que com a capacidade de inventar do homem, consiga desenvolver meios tecnologicamente alternativos, que superem o limite dos recursos naturais que temos atualmente.

• A segunda é a mudança radical, mudando totalmente o modo como vivemos produzindo e consumindo de forma exagerada, expressa no movimento do decrescimento.

• A terceira é a possibilidade de não conseguirmos evitar a catástrofe, sem fazer algo, levando a humanidade a extinção.

4. Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com