TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  2/6/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  4.341 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade; Tintas Coral

INTRUDUÇÃO

Vamos demonstrar neste trabalho o exemplo da empresa fabricante de tintas, a Coral que vem desenvolvendo estudos para a utilização de garrafas PET descartadas pela população para a criação de produtos sustentáveis e de qualidade. Daremos, também, o exemplo de fabricação de tubos hidráulicos a partir de, entre outros componentes, a garrafa PET.

DESENVOLVIMENTO

Parte das garrafas PET descartadas diariamente pela população é recolhida por catadores que as encaminhas aos diversos pontos de coleta espalhados pelas cidades. Muitos desses catadores não fazem ideia do destino dado a esse material.

Parte dele é destinado à reciclagem e à fabricação de novas garrafas PET. Outra parte é utilizada como matéria-prima para fabricação de diversos produtos. Dentre eles, esmaltes, vernizes e tubos de esgoto.

Após alguns estudos, a Coral Tintas passou a utilizar garrafas PET na composição de resinas, esmaltes sintéticos e vernizes, antes derivadas de petróleo, que é um material não renovável e extremamente poluente. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) indicam que 15% da produção da linha de tintas para imóveis do país tem essa origem.

E os esmaltes e vernizes, produzidos a partir das garrafas PET, apresentam melhores resultados finais, segundo Matteo Lazzarin, gerente do Laboratório de Desenvolvimento da Coral. "As vantagens são secagem mais rápida e maior estabilidade no brilho."

Com 2,5 garrafas PET é possível produzir um galão de 3,6 litros de esmalte sintético. Material suficiente para pintar 50 metros quadrados de parede.

Segundo Hermes Constesini, responsável pelas Relações com o Mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) o trabalho desenvolvido pela Coral Tintas enquadra-se no conceito de construção sustentável, pois reúne benefícios sociais, ecológicos e econômicos.

Além de tintas, as garrafas PET servem de matéria-prima para a fabricação de tubos ecológicos. O material recebeu o nome de “Tubopet”. É resultado da mistura de vários plásticos reciclados com teor acima de 75% de PET. Isso representa a reutilização mensal de 2 milhões de garrafas na produção de mais de 100 toneladas de tubo. Além do aspecto ambiental, os tubos custam até 30% mais baratos que os tubos normais, além de apresentar melhor desempenho na construção civil e vem sendo utilizados na construção de moradias para a população de baixa renda.

Nos trabalhos desenvolvidos pela Coral, podemos identificar os seguintes benefícios:

Dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com