TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Virtual

Ensaios: Aula Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

uais foram os marcos mundiais da educação inclusiva?

Escolher uma resposta.

a. Conferência Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien e Declaração de Salamanca.

b. Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade e Declaração Mundial sobre Educação para Todos, 1990.

c. Declaração Mundial sobre Educação para Todos, 1990 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96.

d. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e Declaração de Salamanca.

e. Conferência Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien e Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

Question 2

Notas: 1

(Cesgranrio, 2009) Sobre os conceitos de educação inclusiva e integração, pode-se afirmar o que segue.

A integração pregava a preparação prévia dos alunos com necessidades educacionais especiais para que demonstrassem ter condições de acompanhar a turma no ensino regular, mediante apoio especializado paralelo. Tal proposta tinha como base o modelo médico de deficiência, que centrava o problema nos alunos e desresponsabilizava a escola, a qual caberia tão somente educar os alunos que tivessem condições de acompanhar as atividades regulares, concebidas sem qualquer preocupação com as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

O conceito de educação inclusiva é abrangente, passível de inúmeras interpretações. No contexto educacional brasileiro, refere-se à escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais e, nesse caso, pode-se defini-lo como um processo amplo de mudança do sistema escolar para propiciar um ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas singularidades. Isto é, a política de educação inclusiva prevê que a escola comum se adapte para receber os alunos com e sem necessidades educacionais especiais.

Integração e inclusão são sinônimos e se caracterizam pela matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum do ensino regular, ignorando suas necessidades específicas e sem fornecer ao professor e à escola o suporte necessário à ação pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com