TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Virtual 3 Desenvolvimento Da China

Casos: Aula Virtual 3 Desenvolvimento Da China. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

CURSO ADMINISTRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

A China é dos países mais populosos do mundo, com cerca de mais de 1,3 bilhões de habitantes, porem a renda per capita chinesa não é uma das melhores, o país fica em 91º lugar entre 184 nações do mundo. A economia esta com um crescimento inegável, com muitas pessoas enriquecendo absurdamente nos últimos anos, mas apesar dessas altas taxas de crescimento a china ainda possui mais 70% da população em zonas rurais, hoje a China é conhecida como a segunda maior economia do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O Produto Interno Bruto (PIB) do país deve expandir 8,5 % em 2013 e mais em 2014, depois de no ano passado (2012) a economia ter crescido apenas 7,8%, a taxa mais baixa da última década.

O crescimento da China continental no ranking de competitividade se deve principalmente ao seu enorme mercado e aos altos índices de crescimento dos anos anteriores. Somado a isso, o ambiente de negócios nos países asiáticos e a capacidade de inovação também melhoraram rapidamente. Outras economias que integram a lista das 10 primeiras são Cingapura, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Japão, Canadá e Holanda.

O governo ainda mantém o controle sobre todas as atividades políticas e econômicas. Ainda assim, entre os que mergulharam mais profundamente no mundo chinês, muitos afirmam que o país não conseguiu conciliar os modelos sociais e o econômico. O agravamento das dificuldades estaria afetando em especial saúde e educação.

Xangai é o pólo industrial e financeiro da China, mantendo um crescimento em torno de 13% ao ano, acima da média nacional. Conforme simulações recentes da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) o país está no curso para se tornar a maior economia do mundo até 2016.

É a primeira vez que um país em desenvolvimento chega ao topo do ranking, dominado por nações ricas, o que agrega mais um ingrediente ao caráter único da emergência chinesa.

BIBLIOGRAFIA

http://www.iea.usp.br/iea/textos/medeiroschina.pdf

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u104619.shtml. Acesso em 07/04/2013.

http://www.infoescola.com/atualidades/condicoes-de-trabalho-na-industria-da-china/. Acesso em 07/04/2013.

http://www.estadao.com.br. Acesso em 07/04/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com