TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos.

Trabalho Escolar: Aula-tema 03: Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 03: Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos

Historicamente, nasce no século XX a primeira brinquedoteca, espaço destinado à criança para que ela possa brincar em um lugar adequado e agradável, sem sentir que está atrapalhando o adulto, o qual deve estar lá para auxiliá-la. Pedagogicamente, a brinquedoteca deve ter como objetivo o incentivo à fantasia, com a brincadeira de faz de conta, que desenvolve a imaginação, a criatividade e a socialização da criança. As atividades individuais ou compartilhadas podem permitir a solução de novos problemas e, portanto, auxiliá-la na estruturação de seu próprio pensamento. Esse é o espaço em que as atividades lúdicas possibilitam à criança, de forma individual ou coletiva, construir sua própria visão de mundo.

Foi em× Angeles, no ano de 1934, que surgiu a ideia para a primeira brinquedoteca. O diretor de uma escola municipal recebeu do proprietário de uma loja de brinquedos, situada nas proximidades da escola, a reclamação de que os alunos estavam furtando brinquedos de sua loja. Sensibilizado, o diretor da escola entendeu que, se as crianças assim agiam, deveria ser porque não tinham brinquedos. A partir daí, criaram uma parceria para o uso comunitário de brinquedos, por meio de empréstimo, surgindo, assim, a primeira brinquedoteca, originalmente denominada Toy Loan.

Em 1963 em× Estocolmo, na Suécia, surgiu a ludoteca ou, como era chamada, Lekotek. A ideia foi a de orientar os pais de crianças com necessidades especiais ou que estivessem sofrendo de prejuízos em seu desenvolvimento, para que, por meio de brinquedos, eles estimulassem especificamente as necessidades de seus filhos. Os brinquedos eram emprestados em atendimentos individuais e os pais orientados em como utilizá-los. Para aquelas crianças que não podiam ir à Lekotek, havia uma pessoa treinada para levar os brinquedos até sua casa, com orientações para ela e para a família. Esse serviço, mantido pelo× Ministério da Saúde e do Bem-Estar Social do país, tinha um caráter terapêutico e preventivo para crianças com comprometimentos ou anormalidades em seu desenvolvimento, garantindo o contato contínuo com brinquedos, uma vez que se acredita ser possível aprender por meio deles.

Em 1967, na× Inglaterra, surgiram as Toy Libraries, "bibliotecas de brinquedos", onde se praticava o empréstimo de brinquedos. No Primeiro Congresso de× Brinquedotecas, realizado em 1976, discutiu-se que as crianças procuravam o local para convívio, e não para emprestar brinquedos, pois lá permaneciam socializando-se com outros frequentadores. Mas foi em×Toronto, no Canadá, no ano de 1987, no× Internacional de Toy Libraries, que as brinquedotecas se expandiram para vários países e assumiram a função de realizar um trabalho de orientação educacional, estímulo à sociabilidade e resgate da cultura lúdica.

Com diferentes nomes e estruturas de funcionamento, as brinquedotecas estão em todo o mundo, porém sempre com a mesma meta: preservar o direito de brincar da criança por meio de atividades lúdicas que permitam a ela se desenvolver harmonicamente.

No Brasil, a primeira brinquedoteca foi criada no ano de 1981 pela pedagoga× Helena da Silva Cunha, com características especiais para atender às necessidades das crianças brasileiras, oferecendo o empréstimo de brinquedos ou a permanência delas no local para o brincar.

A partir daí, surgiram no× Brasil entidades como a Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABB), criada em 1984 também por× Helena da Silva Cunha, quando da realização de um congresso, que ocorreu em× Bernardo do Campo (SP) com o Congresso de Educação Pré-escolar da região. Também a Faculdade de× Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) inaugurou em 1988 a Labrimp (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos), local onde funcionam a brinquedoteca em sistema de empréstimo, oficinas e onde estão as obras de referência para consulta. Pode-se, ainda, destacar a Fundação ABRINQ que, desde 1990, pauta seu trabalho com ações para mobilizar a sociedade, focalizando questões relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.

Pelo senso comum, a brinquedoteca pode ser considerada um lugar no qual as crianças brincam, porém diversos autores buscam outras definições para esse espaço, embasando-se em pressupostos que lhe são subjacentes. Dessa forma, na busca de aprofundamento, Azevedo (2010) apresenta definições dadas por alguns autores para o significado de brinquedoteca. Para Cely (1997, p. 54), "são espaços de educação não formal, cultura popular, resgate do brincar como atividade do lazer e direito de todos"; já segundo Cunha (1994, p. 55), "a brinquedoteca é um espaço para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico". De acordo comKishimoto (1994), é um espaço de animação sociocultural, incumbido de transmitir a cultura infantil, de promover o desenvolvimento da socialização, a integração social e as representações infantis. Para Bomtempo (1990), a brinquedoteca está para o brinquedo assim como a biblioteca está para o livro e, ainda, Santos (1997) não acredita que haja necessidade de nenhum outro atributo além de ser um espaço para brincar. Por todas essas definições, conclui-se que a brinquedoteca procura "restituir o espaço, os meios e o tempo para que as crianças brinquem espontaneamente e sem cobranças" (AZEVEDO, 2010, p. 54).

As brinquedotecas classificam-se em função de diversos fatores, porém, em qualquer situação, preservam o aspecto lúdico como característica fundamental. Os seus tipos mais comuns são: as de escolas, em geral, aquelas que trabalham com a educação infantil, oferecendo jogos e brinquedos que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo por meio do lúdico, além de incentivar, por meio das datas comemorativas, as brincadeiras tradicionais que asseguram e perpetuam a cultura popular; as de bairro, montadas com a participação da comunidade e de associações como espaço de convivência e integração para crianças residentes ali; as de faculdades ou universidades, montadas com a intenção de formar seus acadêmicos; as de hospitais, que auxiliam crianças internadas por longos períodos a superarem as mudanças em sua vida, impostas pela enfermidade; as circulantes ou itinerantes, adaptadas em ônibus ou em um circo; as bibliotecas, funcionando apenas para empréstimos de brinquedos; as de rodízio, funcionando na base de trocas por empréstimo; e as temporais que são montadas em grandes eventos, oferecendo distração para as crianças enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com