TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico Da China

Artigos Científicos: Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

A China é, de longe, o país que mais cresceu desde 1980. Uma média de 9,6% por ano. A china é um país que passou por um enorme processo de desenvolvimento econômico, com ditaduras e sistemas comunistas que a impediam de se desenvolver e de ‘se exteriorizar’ para o mundo afora.

Essas mudanças e os eu crescimento iminente começou em meados da década de 70. Mudando a forma de produção e eliminando gradualmente o sistema de agricultura coletiva, liberaram os preços dos produtos, deram autonomia para a atuação das empresas estatais, iniciaram uma reforma do sistema bancário e possibilitaram o desenvolvimento do mercado acionário chinês. Partindo desse pressuposto, a china possibilitou e muito o crescimento do setor não estatal e a abertura comercial e financeira, atraindo cada vez mais empresas multinacionais dispostas a produzir no país utilizando a mão de obra barata e que, por sua vez, não faziam exigências importantes de trabalho; Com essas reformas na parte financeira, hoje a china se tornou uma grande potência, ficando atrás apenas para os estados unidos (EUA), com o produto interno bruto (PIB). Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a china enfrenta algumas dificuldades. Em termos de (PIB) per capita, a china continua sendo uma economia distante das chamadas economias desenvolvidas e de outras economias emergentes, pois grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição no ar; Os rios também têm sido vítimas desse crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo colocam os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mas apesar destes fatores que podem prejudicar no seu desenvolvimento, porém o crescimento chinês continua apresentando um ritmo alucinante, podendo transformar-se este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.

No geral, o sistema industrial chinês contém uma completa mistura de formas de relações. O Conselho de Estado administra geralmente o controle estrito de recursos que se supõe ser de vital importância para o desempenho e saúde de toda a economia. Ademais, a necessidade de coordenar entidades que estão em diferentes hierarquias organizacionais causa geralmente uma grande quantidade de regateios e de construções de consenso. O consumo tem sido subjetivado a um limitado grau de influências governamentais diretas, mas é determinado primariamente pelas forças básicas de mercado, tais como os índices de renda e pelo preço de mercadorias. Antes da reforma econômica, produtos importantes eram racionalizados quando o estoque de tais produtos ficava muito pequeno, mas durante a década de 1980, a disponibilidade destes produtos aumentou a um ponto que já não era mais necessário a racionalização, com a exceção dos grãos, que poderiam também ser regulamentados pelo mercado livre. Unidades de propriedade coletiva e o setor agrícola foram regulamentados primariamente por instrumentos indiretos. Cada unidade coletiva era "responsável pelos seus próprios lucros e perdas", e os preços dos recursos de entrada, e dos produtos finais, eram os principais incentivadores da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com