TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Enfoques Teóricos Da Sociologia Na Educação - Sociologia De Max Weber

Trabalho Universitário: Aula-tema 03: Enfoques Teóricos Da Sociologia Na Educação - Sociologia De Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 2

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Resposta: Constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, impede que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento, presos como estão a uma espécie de treinamento. Desse modo, o professor parece desempenhar um papel de "Treinador”, como Weber mesmo denomina.

O mundo racionalizado, usando dos mecanismos burocráticos, transforma a escola em um meio para almejar a posição de algum modelo, elaborado por esta mesma sociedade, de acordo com as suas necessidades, obrigando o ser humano, inserido em todo esse processo, a limitar suas opções.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

Resposta: O objetivo principal da educação é o proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão para que isso aconteça os alunos tem que tem liberdade de expressão necessita, sim de disciplina mais de uma forma mais dosada o professor deve ser ouvinte também e ambos entrarem eu um conceito e uma comunicação para melhor relacionamento e um ótimo trabalho com educação mais sem esta tão severa burocracia.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Resposta: Na minha formação não comprometeu, não tive esses tipos de professores. Mais sim, ja ouvir falar de professores que batiam na mão da criança com régua,que ofendias o aluno na frente da clase.Mais eu nunca vivencie isso.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

Resposta: Sendo amigo do aluno, incentivando, elogiando e ajundado.

Referências Bibiográficas

Indicação do Capítulo 4 do livro-texto (segundo as normas da ABNT) e de qualquer outro material que tenha sido utilizado para a realização da atividade.

Dica: Para conhecer as normas da ABNT, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com