TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 05: Nova Sociologia Da Educação: Sociologia De Norbert Elias

Dissertações: Aula-tema 05: Nova Sociologia Da Educação: Sociologia De Norbert Elias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  1.126 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias

Esta atividade tem como objetivo proporcionar ao grupo mais uma oportunidade de reflexão sobre como a relação entre o indivíduo e a sociedade é perpassada pela educação, que é frequente na Sociologia da Educação e nas análises de diversos pensadores.

Nesta atividade o grupo deverá cumprir mais uma etapa de elaboração do portfólio. A partir da influência da teoria de Norbert Elias, a tarefa consiste na elaboração de uma reflexão sobre quais seriam, na sociedade brasileira, as transformações na estrutura da personalidade dos brasileiros e, consequentemente, na estrutura social brasileira, que deveriam ser trabalhadas e construídas pela escola na atualidade.

Passo 1: Lembre-se que, na obra de Norbert Elias, a sociedade e o indivíduo são apontados como diretamente ligados, portanto, se a sociedade muda, o indivíduo também muda. Procure fixar essa ideia do autor a partir da leitura do Capítulo 5, do livro-texto.

Passo 2: No fórum, os integrantes do grupo deverão debater, considerando a realidade brasileira, quais seriam as mudanças que a educação deveria promover junto aos indivíduos e, portanto, à sociedade brasileira em nome da construção de um país efetivamente "civilizado".

Passo 3: Com as principais observações realizadas no debate promovido no fórum, será necessário organizar um texto de, no máximo, 10 linhas, que sintetize a opinião do grupo sobre como a educação poderia transformar os brasileiros e a sociedade brasileira, pensando na construção de um país melhor. É importante que um integrante do grupo se responsabilize por esse material, para a inclusão do mesmo no portfólio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com