TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Exames: Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME Jéssica Machado

RA 7025302123

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Claudia Aparecida Romagnoli.

Anhanguera Educacional

2013

Artigo: Trajetória da Sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico

Questão 1: As cinco dimensões são: Ambiental nesta dimensão o autor quer dizer que as empresas devem produzir o necessário e sem explorar os recursos ambientais, pois dessa forma não estarão agredindo o meio ambiente no processo de produção dos bens de consumo.

Econômica nesta dimensão é a questão de que não só as empresas, mas todos precisamos utilizar os recursos disponíveis de forma consciente, uma vez que sabemos que um dia acabarão, portanto se pretendemos que as futuras gerações tenham acesso a esses recursos é preciso economizar e inovar para que sejam encontradas outras formas de utilização sem acabar com o que nos resta.

Na dimensão social é erradicar a pobreza, para que dessa forma todos possam viver com igualdade e sem agredir os recursos naturais disponíveis que poderiam vir a prejudicar outros.

Na dimensão cultural é a questão das pessoas mudarem o jeito de pensar, pois hoje o mundo é extremamente consumista, enquanto deveríamos ter a consciência de usufruir àquilo que possuímos e dessa forma darmos prioridade ao meio ambiente a fim de evitar sua escassez.

E finalmente a quinta dimensão que é a política que deve proporcionar a seus governos mudanças favoráveis ao meio ambiente e que mostrem as empresas que devem economizar nos recursos que possuímos, e que tenham essa consciência para que não haja emissão de gases prejudicias a atmosfera, dessa forma buscando criar novas fontes de recursos que sejam acessíveis e não prejudiciais.

Questão 2: As três dimensões da sustentabilidade são ambiental, econômica e social.

Questão 3: A primeira resposta é a tecnológica que de acordo com as crenças de Robert Solow são as mudanças tecnológicas e não as sociais que podem promover a diminuição da utilização dos recursos naturais, pois a partir da inovação é possível obter alternativas mais viáveis e fontes renováveis para que dessa forma possamos passar a utilizar outros recursos sem extinguir o existente no meio ambiente.

A segunda resposta é a questão intelectual, social e política, que de acordo com alguns estudiosos é o descrescimento, que significa que as pessoas precisam ter consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com