TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Dissertações: Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

Econômica- Visa meios de energia mais baratos e seguros, dando enfase as energias renováveis que além de aumentar as reservas ainda não acride ao planeta.

Ambiental-O autor fala em encontrar novassaídas para forma de vida das pessoas visando em não desgastarmos o meio ambiente ajudando na sua autorreparação.

Social- Que todos tenham uma vida leal e honesta, com o minimo possivel de deslealdade, e que todos utilizem os recursos sem que prejudique o meio e o planeta.

Cultural- Fazer com que as pessoas vejam e pensem de forma coinsciente, pensando sempre no meio ambiente podendo usufluir mais sem acabar com tudo, renovando sempre as matérias.

Politico- Ferramentas para coinscientizar e para que as mudanças aconteçam.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta:

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada

é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meionatural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de resiliência.

A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da pro-

dução e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com des-

taque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recurso delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo quealguns denominam como ecoeficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

A terceira e última dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe

que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que

ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais

a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade

aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Respostas:

A primeira resposta é a tecnologia que agride diretamente o meio ambiente, explorando indevidamente recursos naturais e causando desiquilíbrio e vários outros fatores prejudicais ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com