TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Ensaios: Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: As cinco folhas são: econômica, ambiental, social, política e cultural:

A econômica sugere que seja feito um melhor planejamento no consumo de energia e água, investindo tecnologicamente em recursos alternativos, como energia solar, eólica, etc. A social prega que as pessoas deveriam ter apenas aquilo que é necessário, para assim não prejudicar o meio ambiente, devendo então ter um limite para aquisição de bens materiais. Já a cultural aconselha que as pessoas mudem seu estilo de vida, e passem a ter coisas que tenham uma maior durabilidade. Na política haveria a necessidade de uma “reforma” sendo então implementados projetos para o desenvolvimento sustentável e a ambiental supõe que seja produzido e consumido de uma forma mais sustentável a fim de garantir que os ecossistemas possam manter sua auto-repararão.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Econômica, Ambiental e Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Decrescimento (mudança de produção e consumo) – haver um consumo mais responsável com o meio ambiente, havendo um consumo e produção sustentável, pensando nas gerações futuras e na escassez dos recursos naturais.

Possibilidade de catástrofes ( Extinção da humanidade) – O meio ambiente tem passado por diversas mudanças, entre elas uma das que mais chamam atenção é do aquecimento global, tornando o meio ambiente cada vez mais “instável”.

Tecnológica – Utilizar a tecnologia a favor do homem com o intuito de criar meios alternativos e sustentáveis, que supram nossas necessidades não agredindo tanto o meio ambiente.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R: Com base no conhecimento adquirido ao longo deste, pude concluir que teríamos que repensar em um novo modelo político, tendo em vista que a vida do ser humano e a preservação do meio ambiente deveria estar acima de qualquer modelo econômico que os vistos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com