TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Planejamento Da Produção: Conceito, Fases E Plano De Produção Qualquer Empresa Busca Atingir Os Melhores índices De Lucratividade E, Para Isso, Reduzem Ao máximo Os Custos Operacionais, Principalmente Os Que não Agregam Valor Ao Prod

Ensaios: Aula-tema 03: Planejamento Da Produção: Conceito, Fases E Plano De Produção Qualquer Empresa Busca Atingir Os Melhores índices De Lucratividade E, Para Isso, Reduzem Ao máximo Os Custos Operacionais, Principalmente Os Que não Agregam Valor Ao Prod. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.661 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 03: Planejamento da Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

Qualquer empresa busca atingir os melhores índices de lucratividade e, para isso, reduzem ao máximo os custos operacionais, principalmente os que não agregam valor ao produto, podendo trabalhar com a máxima capacidade produtiva devidamente planejada.

Vimos na aula anterior as responsabilidades do PCP e, a partir de agora, vamos estudar cada uma das partes que compõem o procedimento do PCP, e o equilíbrio que deve existir entre elas.

Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação é necessário, depois de elaborado o projeto de produção, adequar a segunda fase, que é o Planejamento da Produção (PP), na qual todas as ações devem ser previstas e elaboradas. Corrêa, Gianesi e Caon (2001) colocam esta etapa como o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com os demais planos funcionais, baseados em previsão de vendas, expectativas de demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta para todo o processo de produzir.

Colabora também com uma definição de Planejamento da Produção, Russomano (2000), que explica o PP como a determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa fabrica.

> Finalidade do Planejamento da Produção (PP)

Em sistema de manufatura, sempre que são formulados objetivos, necessariamente são formulados os planos de como atingi-los, englobando todas as informações de elementos que constituem as fontes que o tornam eficiente, como: organizar recursos humanos e físicos, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios ou riscos de desperdícios.

A finalidade do PP é alcançar a eficiência e a eficácia no sistema produtivo, realizando trabalhos em quantidades, prazos e custos considerados ótimos. Para tal, conta com dois tipos de decisões envolvidas: Planejamento e Programação (que conheceremos melhor na aula-tema 04).

O Planejamento, segundo Chiavenato (2008, p. 51), é o responsável por definir com antecedência o que se deve fazer, quanto fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer. A figura 3.1 da página 51 do livro-texto ilustra em que fase do processo ocorre a eficiência e a eficácia.

A eficiência está ligada aos processos e à fabricação, pois a produção deve ser executada de forma correta, com a máxima qualidade, com a consciência na redução dos custos, dos desperdícios e de mão de obra, que são fatores que oneram os processos. Já a eficácia está ligada ao resultado dos processos, ou seja, o produto final deve ser eficaz, atendendo perfeitamente às necessidades e às expectativas do público alvo.

> Organização e Fases do Planejamento da Produção

Na figura 3.3, página 52 do livro-texto, o autor ilustra a composição organizacional do PCP e as funções do Planejamento e do Controle de Produção. O planejamento se divide em quatro fases, conforme mostra a figura a seguir:

A primeira fase do planejamento é a determinação dos tipos e quantidades dos produtos a serem fabricados, por meio da elaboração de um plano de produção;

A segunda fase é a da programação da produção, ou seja, a confecção das listas das operações que compõem o processo de produção do produto, também conhecida por fase do “como”. Nesta fase também é determinada a mão de obra que fará as operações e onde serão realizadas, assim como tempos unitários (de cada fase da operação).

Essa fase faz uma análise minuciosa dos equipamentos, máquinas e tecnologia necessários para realizar a produção;

A terceira fase do planejamento é a que determina o “quando”, ou seja, quando será iniciada a produção, quando terminará e, por diferença, quanto tempo levará ;

A quarta fase é a liberação, ou “despacho”, que consiste, essencialmente, na mobilização dos recursos para a produção, antes do momento em que esta deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

Nesta aula, nos deteremos na definição e na construção do Planejamento de Produção. Completaremos nas aulas seguintes as demais fases do planejamento.

> Plano de Produção: Fatores Determinantes

O plano de produção é de responsabilidade do departamento de produção (manufatura e operações) e é responsável pela quantidade total de produtos a serem produzidos a cada período no horizonte do planejamento.

É convertido em cronograma, que possibilita a visão do tempo em que ocorrerão as operações e onde ocorrerão, para projetar as datas prometidas de entrega, evitando sobrecarga ou subutilização do parque operacional. Permite o uso adequado da capacidade da produção com processos eficientes.

As vantagens de um plano de produção bem elaborado são:

Redução de custos e aumento de lucro;

Melhoria do atendimento ao cliente;

Redução dos valores investidos em estoques;

Maximização da utilização de instalações e equipamentos.

Chiavenato (2008, p. 53 e 54) aponta os principais fatores determinantes do plano de produção, que são:

Previsão de Vendas: constitui as expectativas de vendas da empresa ou previsão de demanda;

Capacidade de Produção: potencial produtivo da empresa;

Disponibilidade de matérias-primas (MP) no mercado fornecedor;

Recursos financeiros: recursos que a empresa disponibiliza para as aquisições que suportam a produção.

Abordaremos esses fatores nas próximas aulas.

Conceitos Fundamentais

Planejamento da Produção: são funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recurso irá produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. Segundo Laufer e Trucker (1987), o planejamento da produção não é encarado como processo gerencial, mas como o resultado da aplicação de uma ou mais técnicas de preparação de planos e que, em geral, utilizam informações pouco consistentes ou baseadas somente na experiência e intuição dos gerentes. (ERDMANN,1994)

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.

CORRÊA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N.; Caon, Mauro. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP ll / ERP - Conceitos, Uso e Implantação. São Paulo: Atlas,2.001.

ERDMANN, Rolf Hermann. Modelo organizativo para sistemas de planejamento e controle da produção. Florianópolis UFSC, 1994. Tese (doutorado em engenharia da produção) - programa de pós-graduação em engenharia da produção, UFSC, 1994.

LAUFER, A.; TUCKER, R. L. Is Construction Planning Really Doing Its Job. A Critical Examination of Focus, Role and Process. London: Construction Management and Economics, 1987.

Preparo do Plano de Produção. Disponível em: http://brasil.smetoolkit.org/brasil/pt_br/content/pt_br/907/Preparo-do-plano-de-produ%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 29 Maio 2012.

RUSSOMANO, V. H. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Pioneira, 2000.

Última atualização: quarta, 6 novembro 2013, 10:09

VoltarAvançar

© Direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial deste site ou de suas publicações

sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. - Termos de uso do site

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »