TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 05: Preparando-se Para O Mercado Sustentável - Nova Economia Global: Green Economy, Educação E Green Jobs.

Dissertações: Aula-tema 05: Preparando-se Para O Mercado Sustentável - Nova Economia Global: Green Economy, Educação E Green Jobs.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável – nova economia global: green economy, educação e green jobs.

TAREFA 05

Esta atividade ajudará você a planejar a avaliação e formular os indicadores, para que possa dar continuidade à composição do seu projeto de sustentabilidade.

Passo 01: Considere os seguintes itens do projeto de sustentabilidade que você e seu grupo estão elaborando: avaliação e indicadores.

Todo projeto precisa ser monitorado para avaliação do andamento das atividades propostas para verificar se o projeto está sendo sustentável. A pergunta a ser respondida para compor a avaliação é: o que será avaliado?

Para atingir a finalidade da avaliação, os indicadores de resultado precisam ser planejados. A pergunta aqui, então, é: "de que forma serão medidos os resultados?" Veja exemplos no quadro a seguir.

Objetivos

Metas

Indicadores

- Minimizar o uso de recursos na fabricação de um produto.

- Reduzir em 5% o consumo de energia elétrica nos próximos 12 meses.

- Dimensionar os motores de forma otimizada.

- Rever o processo produtivo.

- Estimular a adoção de comportamentos adequados para evitar desperdício de recursos naturais.

- Apresentar peças teatrais mensais com duração de 30 minutos, enfatizando as questões ambientais voltadas à sustentabilidade.

- Lista de presença.

- Pesquisa de satisfação dos espectadores (aqueles que assistiram às peças

teatrais).

- Registros de observação da mudança de comportamento relacionado às questões ambientais.

Passo 02: Retome o projeto que o seu grupo está elaborando. Você já tem elaborados os objetivos e as metas. A partir deles, estabeleça o processo de avaliação e os indicadores que demonstrarão caso os resultados estejam registrando mudanças para se tornarem sustentáveis.

Lembre-se de que o seu projeto é de sustentabilidade, o que quer dizer que deve envolver as três dimensões: econômica, social e ambiental!

OBS.: Os Recursos indicados na Atividade Colaborativa da aula-tema 01 poderão auxiliar no decorrer da elaboração desta atividade.

Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável –

nova economia global: green economy, educação e green jobs

Esta atividade irá ajudar você a identificar na prática o que é um emprego verde na economia verde. A partir da leitura do Capítulo 3 do Livro-texto de RSMA, do Resumo e dos Conceitos Fundamentais da aula-tema 05, reflita sobre empregos verdes.

Para realizar essa atividade, siga os passos descritos a seguir.

Passo 01: Acesse os textos e demais links a seguir:

Programa Opinião com Gleisi Hoffmann: Entrevista com Gleisi Hoffmann. In: Youtube – Canal oficial de Gleisi Hoffmann. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EV2ozMXlVaWUxMkE. Acesso em: 20 out. 2012.

Sinopse: Gleisi, como ministra na época da

entrevista, explica que o Brasil tem os maiores avanços na área do meio ambiente, e um dos aspectos importantes que contribuem para isso é o emprego verde.

Empregos Verdes no Brasil: quantos são, onde estão e como evoluirão nos próximos anos / Organização Internacional do Trabalho. - Brasil: OIT, 2009. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/green_job/pub/empregos_verdes_brasil_256.pdf. Disponível também em: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-Ec3Y0VmZPTkE2Ukk.

Resumo: No documento Empregos Verdes no Brasil, compreenda as propostas para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com